Fotografias de João Tuna encenadas por João Nunes

Exposição (remontagem)

produção Teatro Nacional S. João

 

Até 30 de Junho • TNSJ (Salão Nobre)

O modus operandi de João Tuna - um dos mais inspirados profissionais que em Portugal se dedicam a essa arte tão rara da fotografia de cena, colaborador do TNSJ desde a primeira hora -, em permanente diálogo produtivo com o espectáculo, revela um equilíbrio constante entre um extraordinário sentido do espaço, uma extrema sensibilidade à luz e um visível empenhamento nos corpos. Um conjunto de flagrantes captados em espectáculos produzidos e/ou apresentados pelo TNSJ entre 1996-99 que, desde Março de 1999, passou a integrar naturalmente o ambiente do Salão Nobre. De exposição um pouco temporária a uma muito temporária e reactualizada versão, a pedido de muitos, os Lapsos e Memórias continuam, no dispositivo desenhado por João Nunes, a acordar muitas imagens da nossa produção e fazer-nos pensar em mil outras que estas convocam.

 

 

Depois de encerrada a exposição Lapsos e Memórias (actualizados), termina o ciclo de exposições que, sob a designação “A Vida Íntima do Salão Nobre”, serviu simultaneamente de complemento plástico a espectáculos em cena e à própria redefinição das coordenadas territoriais daquele que é o mais acolhedor dos espaços desta casa. No intervalo de tempo que mediou o dispositivo “Reposteiros para o Salão Nobre”, de Nuno Lacerda Lopes (Onde Luz Não, 1996), a homenagem ao encenador José Caldas (20 Anos de Teatro e Miscigenação, 1997) e o exercício de despudorado narcisismo evocado nas fotografias de João Tuna encenadas por João Nunes (Lapsos e Memórias, 1999 / 2000), o Salão Nobre foi alvo de intervenções de Paulo Nozolino (Suspiros de Chumbo, 1997), Franz West (Bar-West, 1997), Gerardo Burmester (Vinho, Pão e Água, 1998), Patrícia Garrido (T6, 1998), Francisco Tropa (Duche, 1998), Luís Palma (Paisagens Periféricas, 1998) e Ana Vieira (A Dança, 1998), as últimas seis apresentadas em regime de co-produção com a Fundação de Serralves.

Em Julho arrancam as obras de reconversão do Salão Nobre, que passará a acolher um bar e um palco para a realização de espectáculos de pequeno formato, segundo um projecto do arquitecto João Carreira. De uma vida íntima a uma vivência mais libertina, o Salão Nobre continuará a ser a nossa simpática e sobressaltada sala de estar. Até lá, pedimos desculpa pela interrupção. A programação segue dentro de momentos…