Número verde: 800 108 675

O Café O Café
Teatro Nacional São João 6-22 Fev 2009
terça-feira a sábado 21:30
domingo 16:00
Oportunistas, jogadores compulsivos, cafeíno-dependentes, cowboys anacrónicos, gangsters, adúlteros incorrigíveis, falsários, criados endinheirados & outras criaturas virtuosas formam a fauna de O Café, a peça que o hiperactivo R. W. Fassbinder compôs após uma única leitura da comédia homónima de Carlo Goldoni. Na sequência da montagem da obra setecentista, encenada há um ano por Giorgio Barberio Corsetti, o TNSJ entregou a paráfrase livre de Fassbinder nas mãos de Nuno M Cardoso, que, num exercício da nossa academia informal, tratou de accionar o jogo simbiótico de vícios e iniquidades, dependências e perfídias, a que as personagens se entregam. Criado num regime de laboratório, assente em sucessivas improvisações quase até à data de estreia, O Café desdobra a voracidade pelo tempo que foi a de Fassbinder, cujo génio se encarregou de transpor Goldoni para um outro paradigma, fora do tempo histórico, onde a seu bel-prazer mistura ecos da sintaxe do barroco, imagens dos westerns e melodramas de Hollywood, e os câmbios de uma infernal máquina financeira.
Excerto de “História universal da infâmia”, entrevista concedida a Pedro Sobrado. In Fassbinder-Café: [Programa]. Porto: Teatro Nacional São João, 2008.

ler mais

de

Rainer Werner Fassbinder

tradução

Claudia J. Fischer

direcção

Nuno M Cardoso

com a colaboração de

Ricardo Pais

música

VortexSoundTech

desenho de luz

Rui Simão

preparação vocal e elocução

João Henriques

interpretação

Fernando Moreira, Joana Manuel, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Marta Freitas, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias e Tatsumaki (música ao vivo)

produção

TNSJ

duração aproximada

1:30

classificação etária

Maiores de 12 anos

Material de Apoio

Documentos

Doumento PDF

Programa O Café.pdf

O Café, de Fassbinder

Divulgação

Sugestão

Sugira a um Amigo

O seu Nome

O seu Email

Emails dos Destinatários

Comentário

Imprimir Espectáculo

Icon de Página de Impressão