Número verde: 800 108 675

Fassbinder Café
Fassbinder-Café Fassbinder-Café
Teatro Viriato (Viseu) 28+29 Nov 2008
terça-feira a sábado 21:30 domingo 16:00
O TNSJ apresenta em Viseu um dos mais recentes exercícios da academia informal desenvolvida nas últimas temporadas com o seu elenco quase residente: uma abordagem da paráfrase que o mais tumultuoso cineasta alemão do pós-guerra – Rainer Werner Fassbinder – fez de O Café, de Carlo Goldoni. Uma única leitura da comédia setecentista terá sido suficiente para desencadear em Fassbinder, homem-teatro bulímico, o impulso de transcrever – mas não “modernizar” – as personagens de Goldoni e as suas traficâncias venezianas para um paradigma inteiramente novo. Mesclando dados tão díspares como traços de linguagem do século XVIII, memórias do cinema clássico de Hollywood e clichés teatrais, a adaptação de Fassbinder está muito para lá da simples paródia, mesmo quando expõe o indestrutível mercado de capitais, paixões e jogos de poder em que as suas personagens se movem. Dirigido por Nuno M Cardoso – em colaboração com Ricardo Pais –, Fassbinder-Café surge na sequência da produção, em Janeiro, da peça original de Goldoni. Experimentar a loucura da normalidade segundo Fassbinder é o seu imprudente desígnio.
Excerto de “Ein Traum von einem Stück und böse kleine Leute”. Theater Heute. Nr. 10 (Okt. 1969). p. 16.... ler mais
Excerto de Rainer Werner Fassbinder and the German Theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 128-129.... ler mais

a partir de

O Café, de Rainer Werner Fassbinder

tradução

Claudia Fischer

direcção

Nuno M Cardoso

com a colaboração de

Ricardo Pais

música

VortexSoundTech

desenho de luz

Rui Simão

interpretação

Fernando Moreira, Joana Manuel, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Marta Freitas, Paulo Freixinho, Pedro Almendra, Pedro Frias e Tatsumaki (música ao vivo)

produção

TNSJ

duração aproximada

1:40

classificação etária

Maiores de 12 anos

Material de Apoio

Documentos

Doumento PDF

Desdobrável Fassbinder-Café.pdf