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O Teatro

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UTE - União dos Teatros da Europa

Considerada uma das mais influentes associações teatrais europeias, a União dos Teatros da Europa está também profundamente enraizada na história do teatro europeu. Nasceu há mais de trinta anos, quando três teatros de Itália, França e Espanha decidiram fundar uma aliança internacional a que chamaram Théâtres de l’Europe/Teatri d’Europa. Um crescente número de teatros manifestou interesse em aderir ao projeto e, em 1990, o ministro da Cultura francês, Jack Lang, e o diretor do Piccolo Teatro di Milano, Giorgio Strehler, fundaram sobre esta base a União dos Teatros da Europa. Inicialmente centrada num programa de festivais regulares com vista a unir Leste e Oeste, a União tornar-se-ia uma aliança de teatros europeus com objetivos artísticos e políticos, utilizando as plataformas artísticas existentes para intensificar intercâmbios profissionais e promover uma cultura europeia aberta.

Hoje, a União dos Teatros da Europa está representada em 15 países e conta com 24 membros, entre os quais 10 importantes teatros de influência nacional e internacional, de toda a Europa e não só – aos teatros do Porto (Teatro Nacional São João), Salónica (National Theatre of Northern Greece), Cluj (Hungarian Theatre of Cluj), Belgrado (Yugoslav Drama Theatre), Luxemburgo (Théâtre National du Luxembourg), Cracóvia (Helena Modrzejewska National Stary Theatre), Sófia (Theatre Laboratory Sfumato), Milão (Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa), Praga (Prague City Theatres) e Roma (Teatro di Roma – Teatro Nazionale) juntam-se membros independentes e associados de França, Hungria, Polónia e Geórgia. O seu objetivo comum é desenvolver colaborações de nível internacional e fortalecer o papel e o valor dos teatros públicos da Europa. Em conjunto, representam uma área que cobre todo o continente europeu e transcende até as suas fronteiras, já que a União conta também com membros de Israel, da Palestina e com parceiros artísticos de diversos países árabes.

Com mais de 10 000 espetáculos e 3 milhões de espectadores por ano, os membros da UTE propõem uma ampla variedade de eventos, incluindo produções e estreias mundiais de novas peças; projetos em torno de questões políticas da atualidade; cooperações entre diversos festivais internacionais; conferências sobre tópicos políticos e artísticos de relevo; mesas-redondas com artistas, gestores e políticos que visam atrair e envolver um público mais alargado; projetos com novos artistas e públicos jovens; seminários; publicações literárias e académicas; e encontros de especialistas com vista ao desenvolvimento de novas estratégias de trabalho.

Eleita Embaixadora Cultural pela Comissão Europeia em 2012 para dirigir um projeto em torno de diferentes formas de terrorismo, que contou com a participação de teatros de Israel, Noruega, Alemanha, França e Sérvia, e considerada uma das mais importantes redes teatrais apoiadas pela Comissão Europeia enquanto promotora do projeto Conflict Zones | Zones de Conflit, a UTE visa atuar não apenas no domínio artístico, como também nas esferas política e social. As suas atividades organizam-se em três grandes eixos: o desenvolvimento de colaborações internacionais e transnacionais; a preservação e transmissão do legado cultural europeu, com destaque para a sua apropriação por parte dos artistas mais jovens; e o questionamento, desenvolvimento e renovação desse legado através de projetos artísticos inovadores e iniciativas de cariz político, no intuito de fomentar a reflexão crítica sobre a sociedade dos nossos dias.

Rede 5 Sentidos

A rede 5 Sentidos foi criada em 2009, no âmbito do QREN 2007-2013, com o intuito de promover a programação cultural e a produção artística em rede. Atualmente composta por onze equipamentos culturais do país, a 5 Sentidos procura apoiar e dinamizar o desenvolvimento das artes performativas em Portugal organizando digressões de espetáculos e apoiando a produção de novas criações através de cofinanciamentos, coproduções e residências. A estratégia da rede 5 Sentidos – assente na troca de saberes, processos e experiências de trabalho – visa fortalecer o desempenho dos parceiros, dinamizar a criação artística e alargar os públicos.

Os equipamentos que integram esta rede de programação cultural são: Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
Centro de Artes de Ovar
Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa)
SLTM - São Luiz Teatro Municipal Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra)
Teatro Micaelense (Ponta Delgada)
Teatro Municipal da Guarda
Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre
Teatro Nacional São João (Porto)
Teatro Virgínia (Torres Novas)
Teatro Viriato (Viseu)

PERFORMART

PERFORMART – Associação para as Artes Performativas em Portugal

Em Outubro de 2016 foi constituída a Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal, tendo como força motora a promoção das múltiplas formas de manifestação cultural e artística no âmbito das artes performativas, a representação dos seus membros, quer a nível nacional quer a nível internacional, junto de outras associações, a tomada de posições conjuntas acerca de assuntos relevantes para o setor e seus profissionais e a criação de redes de trabalho que permitam a partilha de conhecimento em diferentes áreas.

A PERFORMART pretende reunir pessoas coletivas, públicas ou privadas, que desenvolvam, permanente ou pontualmente, uma atividade artística e/ou de programação e/ou de produção cultural no setor das artes performativas em Portugal.

A PERFORMART tem os objetivos estatutários que a seguir se transcrevem: Objeto social e Missão

A Associação tem como objeto social e missão:

  • A valorização das múltiplas formas de manifestação cultural e artística em geral, e das atividades dos seus Associados em particular, a nível nacional e internacional, nas várias vertentes que o setor possui;
  • A promoção de esforços e iniciativas que permitam o reconhecimento e o desenvolvimento saudável e sustentável do setor das artes do espetáculo e dos seus profissionais, aos mais diversos níveis;
  • A partilha de informações, ideias e experiências de interesse comum aos seus membros e a todos os profissionais que desenvolvem a sua atividade no setor das artes performativas;
  • A estruturação de redes de trabalho conjunto entre os seus Associados;
  • A promoção da tomada de posição conjunta acerca de assuntos relevantes para o setor e seus profissionais;
  • A representação dos interesses dos seus membros perante as instituições nacionais e internacionais.

Artigo 4° Objetivos

  1. Para a prossecução da missão constante do art. 3°, a Associação propõe-se, nomeadamente a: a. Criar espaços de análise e reflexão, organizando e promovendo Grupos de Trabalho, Seminários, estudos de caráter científico ou quaisquer outras iniciativas que os Associados entendam como adequados à sua missão; b. Estruturar formas de trabalho que permitam obter consensos entre os Associados que suportem tomadas de posição ou resultem em contributos para o desenvolvimento de políticas e regulamentação do setor; c. Recolher e disponibilizar, de forma facilmente acessível, a informação que se afigure importante para os objetivos comuns aos seus Associados, nomeadamente programas de apoio ao desenvolvimento de projetos; d. Planear e levar a cabo ações de transferência de conhecimento para os Associados, que os capacitem e que incrementem a qualidade e excelência do desempenho do setor, bem como dos seus profissionais; e. Promover parcerias que permitam aos Associados adquirir bens e serviços em condições vantajosas; f. Promover a divulgação das realizações culturais e artísticas dos seus Associados; g. Promover a circulação de espetáculos dos Associados a nível nacional e internacional.

São membros fundadores da PERFORMART 14 instituições que se dedicam às artes performativas:

  • Instituto Politécnico do Porto
  • Fundação Centro Cultural de Belém
  • Fundação Casa da Música
  • OPART - Organismo de Produção Artística
  • O Espaço do Tempo - Associação Cultural
  • Teatro Nacional D. Maria II
  • Teatro Nacional de São João
  • EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
  • Companhia de Teatro de Almada
  • Centro de Artes de Espetáculo de Viseu - Associação Cultural e Pedagógica
  • A Oficina - Centre de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães
  • Círculo de Cultura Teatral / Teatro Experimental do Porto
  • Teatro do Bolhão - Centro de Formação e Produção
  • Fundação de Serralves

Pode consultar os estatutos da PERFORMART aqui e os valores de quotas anuais e joias de admissão aqui