Teatro Carlos Alberto

Menina Júlia

de August Strindberg, com poemas de Caio Gabriel e Roberto Piva

encenação Renata Portas

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Criação Publico Reservado

Menina Júlia

Descrição

Vê alguma coisa que não seja partir, casarmo-nos e divorciarmo-nos?

August Strindberg cruza-se no caminho da Público Reservado, companhia que cultiva um idiossincrático teatro de repertório, com visitas recentes aos universos de Novarina, Handke, Lagarce ou Pirandello. Agora, e como resposta a um repto do TNSJ, dá a mão a Menina Júlia (1888), peça escrita em apenas duas semanas. Urgência que talvez se explique porque o verbo “amar” é aqui declinado como “febre entrecortada pelas síncopes do ódio”, nas palavras do dramaturgo sueco. Menina Júlia fala-nos de casas e de paredes que teimamos em colar às mulheres, de corpos à solta nas guerras do amor, de uma luta de classes que é indissociável da luta de sexos. Sonata intimista jogada num ringue social, dir-se-ia. Renata Portas olha para este tumulto e formula-lhe desejos: “Gostaria que esta encenação fosse como um baile iniciático: entre a ronda de Schnitzler e os miúdos de Larry Clark, que fosse uma ode à sensualidade, à beleza; e à queda livre, que enunciaram Artaud, Rimbaud, Van Gogh e todos os que se atreveram a ir ao abismo de si mesmos.”

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PROGRAMA DE SALA

MENINA JÚLIA


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Créditos

de August Strindberg, com poemas de Caio Gabriel e Roberto Piva encenação Renata Portas

tradução Augusto Sobral assistência de dramaturgia e elocução Caio Gabriel apoio ao movimento Isabel Ariel DJ em palco Redshoes (Filipa Varanga) espaço cénico Leonie Kohut desenho de luz Mário Bessa

figurinos Jordann Santos assistência de encenação Pedro Manana produção Susana Oliveira estagiária de dramaturgia e produção Adriana Tironi

interpretação Ana Cris, Sílvia Santos, Pedro Damião

coprodução Público Reservado, Teatro Nacional São João comunicação lina&nando apoio a residência Campus Paulo Cunha e Silva Sala Estúdio Perpétuo Socorro CRL-Central Elétrica

dur. aprox. 2:00 M/16 anos
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Conversa com o Mestre | 13 FEV