Teatro Carlos Alberto

Língua

criação Cátia Pinheiro & José Nunes + Diogo Bento

_

ESTRUTURA

Língua

Descrição

‚ÄúCome com os olhos. Morde com o nariz. Emprenha pelos ouvidos. Fala pelos cotovelos‚ÄĚ

Em 2019, a Estrutura celebrou dez anos de atividade com Party, que foi a um tempo interl√ļdio festivo e espet√°culo de transi√ß√£o para uma outra via program√°tica. L√≠ngua inaugura um novo ciclo, onde a companhia regressa a um territ√≥rio fortemente ancorado na ideia de autorreflexividade, explorando o ato criativo como conte√ļdo, abrindo-o a m√ļltiplos questionamentos. Trata-se de um espet√°culo que utiliza a L√≠ngua Gestual Portuguesa como ve√≠culo primordial de comunica√ß√£o. E que coloca esta l√≠ngua no centro das opera√ß√Ķes, ela que est√° geralmente condenada a habitar um cantinho do palco. Aqui, a voz e o texto n√£o assumem um lugar de primazia, os gestos falam mais alto do que as cordas vocais. C√°tia Pinheiro e Jos√© Nunes colocam em causa as rela√ß√Ķes de poder e privil√©gio que caracterizam os vigentes protocolos teatrais. Procuram ‚Äúdesimportantizar‚ÄĚ a l√≠ngua que ouvimos (quem a ouve‚Ķ) e sublimar outras dimens√Ķes relacionais do espet√°culo. L√≠ngua √© uma tentativa de combater o ‚Äúfonocentrismo‚ÄĚ, que perpetua rela√ß√Ķes de viol√™ncia, insistindo em obrigar todas as pessoas a falar da mesma forma. Dentro e fora do teatro.

_

Visita-oficina Com orienta√ß√£o de Ros√°rio Costa, esta visita-oficina acontece antes do espet√°culo com tradu√ß√£o em l√≠ngua gestual portuguesa. Para p√ļblico (grupos escolares ou associa√ß√Ķes) que integre pessoas com defici√™ncia auditiva. Esta visita-oficina realiza-se mediante marca√ß√£o pr√©via, solicitada para centroeducativo@tnsj.pt.

_

_

PROGRAMA DE SALA

L√ćNGUA

_

Créditos

criação Cátia Pinheiro & José Nunes + Diogo Bento texto Diogo Bento, José Nunes

desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção, Pedro Nabais cenografia Cátia Pinheiro desenho som Vasco Rodrigues vídeo Vasco Mendes figurinos Jordann Santos formação LGP inicial ao elenco Ana Bela Baltazar LGP nos ensaios e espetáculo Joana Cottim produção executiva Ana Lopes

interpretação Cláudia Braga, Diogo Bento, Joana Cottim, Mariana Magalhães, Tiago Jácome

coprodução Estrutura, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João apoio 23 Milhas

dur. aprox. 1:10 M/12 anos

Sess√Ķes

Teatro Carlos Alberto

Rua das Oliveiras 43, 4050-157 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· qui · 19:00Língua Gestual Portuguesa
· sex · 19:00Língua Gestual Portuguesa
· sáb · 19:00Língua Gestual Portuguesa + Conversa com o Jorge
· dom · 16:00Língua Gestual Portuguesa