Teatro Carlos Alberto

Língua

criação Cátia Pinheiro & José Nunes + Diogo Bento

_

ESTRUTURA

Língua

Descrição

“Come com os olhos. Morde com o nariz. Emprenha pelos ouvidos. Fala pelos cotovelos”

Em 2019, a Estrutura celebrou dez anos de atividade com Party, que foi a um tempo interlúdio festivo e espetáculo de transição para uma outra via programática. Língua inaugura um novo ciclo, onde a companhia regressa a um território fortemente ancorado na ideia de autorreflexividade, explorando o ato criativo como conteúdo, abrindo-o a múltiplos questionamentos. Trata-se de um espetáculo que utiliza a Língua Gestual Portuguesa como veículo primordial de comunicação. E que coloca esta língua no centro das operações, ela que está geralmente condenada a habitar um cantinho do palco. Aqui, a voz e o texto não assumem um lugar de primazia, os gestos falam mais alto do que as cordas vocais. Cátia Pinheiro e José Nunes colocam em causa as relações de poder e privilégio que caracterizam os vigentes protocolos teatrais. Procuram “desimportantizar” a língua que ouvimos (quem a ouve…) e sublimar outras dimensões relacionais do espetáculo. Língua é uma tentativa de combater o “fonocentrismo”, que perpetua relações de violência, insistindo em obrigar todas as pessoas a falar da mesma forma. Dentro e fora do teatro.

_

Visita-oficina Com orientação de Rosário Costa, esta visita-oficina acontece antes do espetáculo com tradução em língua gestual portuguesa. Para público (grupos escolares ou associações) que integre pessoas com deficiência auditiva. Esta visita-oficina realiza-se mediante marcação prévia, solicitada para centroeducativo@tnsj.pt.

_

_

PROGRAMA DE SALA

LÍNGUA

_

Créditos

criação Cátia Pinheiro & José Nunes + Diogo Bento texto Diogo Bento, José Nunes

desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção, Pedro Nabais cenografia Cátia Pinheiro desenho som Vasco Rodrigues vídeo Vasco Mendes figurinos Jordann Santos formação LGP inicial ao elenco Ana Bela Baltazar LGP nos ensaios e espetáculo Joana Cottim produção executiva Ana Lopes

interpretação Cláudia Braga, Diogo Bento, Joana Cottim, Mariana Magalhães, Tiago Jácome

coprodução Estrutura, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João apoio 23 Milhas

dur. aprox. 1:10 M/12 anos

Sessões

Teatro Carlos Alberto

Rua das Oliveiras 43, 4050-157 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· qui · 19:00Língua Gestual Portuguesa
· sex · 19:00Língua Gestual Portuguesa
· sáb · 19:00Língua Gestual Portuguesa + Conversa com o Jorge
· dom · 16:00Língua Gestual Portuguesa