Teatro Carlos Alberto

Estética, Resistência e Melancolia

de Rui Pina Coelho
com excertos de A Estética da Resistência de Peter Weiss

_

Teatro Experimental do Porto

Estética, Resistência e Melancolia

Descrição

O espetáculo Estética, Resistência e Melancolia foi cancelado entre os dias 1 e 3 de abril, por motivo de isolamento profilático. Os espectadores que tiverem adquirido bilhetes serão contactados ou poderão entrar em contacto com os serviços de bilheteira do São João, através do número 22 340 19 10 ou do e-mail bilheteira@tnsj.pt, para garantir a troca ou o reembolso dos ingressos. Agradecemos a sua compreensão.

_

O escritor e dramaturgo Peter Weiss assinou uma das obras seminais da literatura alemã, A Estética da Resistência (1975-81). É dela que Rui Pina Coelho parte livremente para construir Estética, Resistência e Melancolia, que o Teatro Experimental do Porto propõe e Gonçalo Amorim encena. Weiss acompanha o percurso de três jovens operários comunistas alemães, de 1937 ao eclodir da Segunda Guerra Mundial. As suas meditações sobre pintura, escultura e literatura são uma forma de dissidência do regime nazi e de busca de afinidades entre a resistência política e a arte. Tudo começa numa ausência: face ao friso de Pérgamo no museu em Berlim, notam a falta da figura do deus Héracles e imaginam um seu substituto humano, arauto dos oprimidos e explorados, a quem Rui Pina Coelho dá voz: “Tenho-me habituado a pensar que a criação artística sem verdade não tem muita razão de ser.” O espetáculo lança no presente essa procura de sentido, erguendo uma litania sobre arte e política, verdade e camaradagem.
.


PROGRAMA DE SALA

Estética, Resistência e Melancolia


Créditos

de Rui Pina Coelho
com excertos de A Estética da Resistência de Peter Weiss

encenação Gonçalo Amorim

cenografia e figurinos Catarina Barros desenho de luz Cárin Geada música original Pedro João
desenho e operação de som João André Lourenço

assistência de encenação e produção Patrícia Gonçalves

interpretação Eduardo Breda, Gonçalo Amorim, Isabel Costa, João Miguel Mota, Joana Magalhães, Pedro Moldão

coprodução Teatro Experimental do Porto, Teatro Nacional São João

dur. aprox. 2:30 com intervalo M/12 anos

Direitos de representação Suhrkamp Verlag AG Berlin

Este espetáculo foi acompanhado pela Escola da Resistência – jornada de estudo e preparação para o espetáculo (em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da FLUP) –, e contou com João Pedro George (Função social da crítica e intervenção cultural), Vivi Tellas (Resistência artística ou resistir através da Arte), Ana Coimbra Oliveira (Um sítio onde pousar a imaginação), Gustavo Vicente (Oficina de prática como investigação), Luís Trindade e Fernando Matos Oliveira (Ler A Estética da Resistência – Jornada de trabalho em torno da obra de Peter Weiss).

Conversa com o Mestre | 1 abr