Nunca somos tão felizes como quando usufruímos da companhia dos atores. O seu ofício e saber são-nos essenciais. É nossa convicção que a existência de um núcleo de atores contratado à temporada ou anualmente nos permite pensar de maneira mais consequente a produção própria e a política de repertório. Um elenco quase residente favorece a circulação nacional e internacional dos espetáculos que criamos, podendo também integrar projetos de coprodução e animar ações paralelas da nossa programação. Há uma identidade de grupo em construção nesta equipa de seis atores, tendo todos eles partilhado o palco de A Morte de Danton, experiência que agora se adensa com Castro.
_
Afonso Santos
Estreou-se profissionalmente em O Fidalgo Aprendiz, pela mão de João Pedro Vaz. Trabalhou pela primeira vez com Nuno Cardoso em Desejo Sob os Ulmeiros, de Eugene O’Neill, e com ele tem colaborado com frequência, incluindo em projetos com a comunidade. Rumou à Holanda para acompanhar o trabalho de Ivo van Hove e do seu Toneelgroep Amsterdam na produção de A Longa Jornada Para a Noite. No TNSJ, integrou o elenco de Lulu, enc. Nuno M Cardoso.
Joana Carvalho
É a voz que nos prepara para o início dos espetáculos no TNSJ. Muitas crianças decerto cresceram a ouvi-la dar vida aos seus desenhos animados de eleição. Para além de há muito se desdobrar em locuções e dobragens, é professora de dança. Trabalhou com vários encenadores, entre os quais Nuno Cardoso (Demónios), João Cardoso (A Promessa) e Joana Moraes (Eldorado). Destaque para a sua colaboração com Nuno Carinhas e o TNSJ numa mão-cheia de espetáculos.
João Melo
Divide-se entre o teatro, a televisão e o cinema. Tem colaborado com estruturas e encenadores diversos, como José Carretas, Rogério de Carvalho ou Gonçalo Amorim, destacando-se a sua cumplicidade com Nuno Cardoso (Veraneantes, Porto São Bento, Bella Figura, entre tantos outros). Foi protagonista das curtas-metragens Antes de Amanhã, de Saguenail, e Odisseia dos Pássaros, de Fernando Cavaleiro. No TNSJ, integrou o elenco de Lulu, enc. Nuno M Cardoso.
Maria Leite
Tem uma apetência especial pelas artes da imagem, atrás e à frente da câmara, tendo trabalhado como videasta e integrado o elenco de várias séries de TV e telenovelas e de curtas e longas-metragens de cinema (foi inesquecível em Diamantino). Tem colaborado com diversos criadores e estruturas teatrais: Colectivo 84, em Sócrates Tem de Morrer e A Vida de John Smith; Teatro da Terra, em A Menina do Mar; e Ao Cabo Teatro, em Pulmões e Bella Figura.
Mário Santos
Membro fundador do Teatro Bruto, onde permaneceu até 2007, trabalhando depois como freelancer. Colaborou com várias estruturas de produção e inúmeros encenadores. Na área do audiovisual, é ator de dobragens desde 1998 e participou em várias séries de TV e telenovelas. No TNSJ, integrou o elenco de Arranha Céus, enc. Ricardo Pais, e Breve Sumário da História de Deus, enc. Nuno Carinhas.
Rodrigo Santos
Dividido entre o Direito e o Teatro, opta em definitivo por este último e funda, com Ricardo Alves e Ivo Bastos, o Teatro da Palmilha Dentada. Trabalhou com Carlos J. Pessoa, António Durães, João Brites, João Cardoso e Nuno Cardoso, entre outros. Em cinema e televisão, colaborou com realizadores como Rodrigo Areias ou Francisco Manso. Tem um gosto especial pela música, desenvolvendo trabalho paralelo de criação e direção musical para teatro e dança.
_
7 de março de 2020