IDEIAS sobre a possibilidade mim茅tica

JOS脡 CAPELA*

Talvez o primeiro motivo pelo qual senti apre莽o por este espet谩culo tenha sido a sua quarta parede. Soube-me bem ver um espet谩culo em que nem a quarta parede estava ao servi莽o de uma ortodoxia teatral, como 茅 h谩bito, nem a ambi莽茫o experimental se manifestava pela aboli莽茫o da quarta parede, com xs atorxs a falar com o p煤blico, evidenciando a j谩 gasta recusa da personagem, ou a recusa da possibilidade mim茅tica. N茫o sei se o meu contexto 鈥 que condiciona o modo como me relaciono com espet谩culos de teatro 鈥 tem semelhan莽as com o contexto do inspirado Federico Le贸n e, por isso, n茫o sei se esta quarta parede visava alguma coisa parecida com aquilo que eu vi nela. Acredito apenas que o modo como o espet谩culo foi constru铆do derivou diretamente da intelig锚ncia do seu programa dramat煤rgico, acabando as op莽玫es formais por ser aquelas de que esse programa necessitava para se cumprir eficazmente (incluindo, designadamente, a quarta parede). Dito assim, parece simples e, no entanto, 茅 t茫o dif铆cil: optar livremente pelas formas que podem consubstanciar a qualidade da obra, em detrimento de codifica莽玫es que possam identific谩-las com um qualquer zeitgeist ou com uma qualquer ortodoxia (vai dar no mesmo: reconhecer 茅 reconhecer).

Quando digo 鈥減ossibilidade mim茅tica鈥, quero referir-me 脿 possibilidade de fazer no palco alguma coisa que se pare莽a realmente com aquilo que se passa fora do palco, nas nossas vidas. Em Las Ideas, dois homens 鈥 um artista e o seu assistente 鈥 representavam um artista e o seu assistente. N茫o eram eles na sua 鈥渧ida real鈥; estavam num palco, portanto representavam. Representavam o que 茅 o seu trabalho para conceber um espet谩culo. A aparente proximidade entre o que faziam no palco e o que poderia ser o seu quotidiano apenas evidenciava a diferen莽a entre ambas as coisas. A coincid锚ncia enfatizava essa diferen莽a; evidenciava o contexto c茅nico como lugar de artif铆cio. 脡 essa a sua verdade, na verdade.

O virtuosismo da representa莽茫o 鈥 ou seja, a semelhan莽a entre o teatro e o seu referente 鈥 茅 not谩vel em todo o espet谩culo mas, em algumas situa莽玫es, a verosimilhan莽a fazia com que o p煤blico tivesse de confrontar-se com a d煤vida: os atores est茫o de facto a fazer o que parecem estar a fazer, ou est茫o a fingir que o fazem? 鈥 um jogo alimentado pelo que os pr贸prios dizem. 脡 isso que se verifica, mais do que nunca, quando um deles fuma (ou n茫o fuma?) droga.

Pode dizer-se que Las Ideas 茅 um espet谩culo cuja concretiza莽茫o 茅 ex铆mia. Precisa de o ser para cumprir o seu objetivo de conduzir a possibilidade mim茅tica a um extremo de efic谩cia; a um n铆vel total de verosimilhan莽a; ao hiper-realismo. 脡 verdade que a verdade do espet谩culo se prende com o facto de o artista e o seu assistente estarem a mostrar o que 茅 o seu processo de trabalho para conceber um espet谩culo, supostamente de um modo verdadeiro, mas prefiro entender 鈥渁s ideias鈥 referidas no t铆tulo tamb茅m como uma hesita莽茫o entre Plat茫o e Arist贸teles: entre (1) a autonomia da ideia e (2) a inseparabilidade entre ideia e mat茅ria. Considerando que Las Ideas 茅 um espet谩culo sobre o espet谩culo, e que isso o coloca num 芒mbito de autorreflex茫o cujo paradigma ter谩 sido a designada 鈥渁rte conceptual鈥, a primeira possibilidade poderia ser identificada com a preponder芒ncia das ideias do espet谩culo 鈥 ideias que, por sua vez, podem ser identificadas, quer com o conte煤do do processo de trabalho dos artistas que 茅 dado a conhecer ao p煤blico, quer com a ideia pr茅via de o explicitar. Neste quadro, o virtuosismo ser谩 entendido apenas como modo de garantir a prossecu莽茫o dessa(s) ideias(s), como garantia da clareza da sua chegada ao p煤blico. A segunda possibilidade dita que 茅 na pr贸pria concretiza莽茫o da pe莽a 鈥 no lugar em que ideia e mat茅ria se fundem 鈥 que reside o seu significado. Assim sendo, o virtuosismo 茅, em si mesmo, um dado significante. 脡 como se tiv茅ssemos de escolher entre Joseph Kosuth e Mel Bochner. Pode optar-se pelos dois e defender que 茅 nessa ambiguidade que reside o interesse do jogo proposto pelo espet谩culo, mas eu inclino-me para a segunda possibilidade e, nesse caso, Bochner ganha a Kosuth.

*Arquiteto, cen贸grafo. Professor na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, investigador no Lab2PT. Codiretor art铆stico da mala voadora.

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1+2 Junho 2016
Teatro Nacional S茫o Jo茫o

Las Ideas

dramaturgia e dire莽茫o Federico Le贸n
coprodu莽茫o Kunstenfestivaldesarts, Iberescena, FIBA 鈥 Festival Internacional de Buenos Aires, El Cultural San Mart铆n, Fundaci贸n Teatro a Mil, La B芒tie 鈥 Festival de Gen猫ve, Festival d鈥橝utomne 脿 Paris 鈥 Th茅芒tre de la Bastille | XXXIX Festival Internacional de Teatro de Express茫o Ib茅rica

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in O Elogio do Espectador: 100 espet谩culos, 100 testemunhos, 100 fotografias Cadernos do Centen谩rio | 1

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fotografia Jo茫o Tuna