São João coloca em movimento a Empilhadora com livros sobre Shakespeare e Tchékhov

O Teatro Nacional São João acaba de editar os dois primeiros títulos da Empilhadora, uma coleção que reúne obras de história e estética teatral, ensaio e biografia. Na estreia, a Empilhadora – assim batizada por ter sido tornada possível através do adiamento da aquisição de uma empilhadora eléctrica – apresenta dois livros dedicados a dois nomes maiores do Teatro: William Shakespeare e Anton Tchékhov. Também a Coleção Teatro Nacional São João soma dois novos títulos: “Primavera Selvagem”, de Arnold Wesker, e “Airbnb & Nuvens”, de Luísa Costa Gomes.

“Uma antologia de ensaios shakespearianos de um não shakespeariano tornado uma autoridade entre shakespearianos”, é assim que Daniel Jonas define, no prefácio, “O Repúdio do Conhecimento em Sete Peças de Shakespeare”, de Stanley Cavell, um dos dois livros que a Empilhadora dá a conhecer. Esta obra do filósofo americano, que parte do ensaio “Evitar o amor: uma leitura de Rei Lear”, originalmente publicado como capítulo final do seu livro Must We Mean What We Say, de 1969, versa também sobre as peças de teatro António e Cleópatra, Rei Lear, Otelo, Coriolano, Hamlet, O Conto de Inverno e Macbeth. A tradução é de Alda Rodrigues.

O outro volume é “Olhai a Neve a Cair – Impressões de Tchékhov”, do jornalista, escritor e editor francês Roger Grenier. No prefácio que assina, Pedro Mexia elogia este “ensaio biográfico em ‘impressões’” pelo “modo como dialoga com os contos e as peças, com os testemunhos de contemporâneos e também com o Tchékhov escritor de cartas”. “Olhai a Neve a Cair” foi traduzido por Manuel de Freitas.

A apresentação dos dois títulos ficará a cargo de António M. Feijó e Pedro Mexia, em data a anunciar.

A Coleção Teatro Nacional São João nas Edições Húmus tem também dois novos títulos: “Primavera Selvagem”, de Arnold Wesker, traduzido por Ana Luísa Amaral (que também prefacia o volume), levado à cena do São João em 2019, pela mão de Jorge Pinto, e o vertiginoso exercício de “teatro de ouvido” de “Airbnb & Nuvens”, de Luísa Costa Gomes.

**Os livros podem ser adquiridos no TNSJ, na livraria Poetria ou através do email poetria@tnsj.pt