Teatro São João reabre a 22 de outubro após obras de reabilitação

O Teatro São João volta a abrir as suas portas no fim de semana de 22 a 24 de outubro, após a conclusão de uma obra de reabilitação e modernização, em curso desde março deste ano.

O programa da reabertura do edif√≠cio-sede do Teatro Nacional S√£o Jo√£o ter√° in√≠cio √†s 18 horas, com a inaugura√ß√£o da exposi√ß√£o museogr√°fica 10 Atos 100 Anos, seguida da confer√™ncia de abertura do col√≥quio internacional Teatros Nacionais: miss√Ķes, tens√Ķes, transforma√ß√Ķes. Depois, ter√° lugar uma pr√©-apresenta√ß√£o dos dois primeiros atos de Lear, de Shakespeare, uma encena√ß√£o do diretor art√≠stico Nuno Cardoso com estreia marcada para 6 de novembro.

Do inc√™ndio do ‚Äúvelho‚ÄĚ Real Teatro ao S√£o Jo√£o do arquiteto Marques da Silva, do S√£o Jo√£o Cine √† cria√ß√£o do Teatro Nacional, a exposi√ß√£o 10 Atos 100 Anos vai colocar em perspetiva a hist√≥ria deste monumento nacional. Com inaugura√ß√£o marcada para as 18 horas desta sexta-feira, no Sal√£o Nobre do Teatro S√£o Jo√£o, a exposi√ß√£o poder√° ser visitada gratuitamente at√© 27 de mar√ßo de 2022 (de quarta a s√°bado, das 14 √†s 19 horas, e ao domingo, das 14 √†s 17 horas).

√Äs 19 horas, vai decorrer a sess√£o inaugural do col√≥quio internacional Teatros Nacionais: miss√Ķes, tens√Ķes, transforma√ß√Ķes, que vai propor uma problematiza√ß√£o do conceito de Teatro Nacional, em v√°rias l√≠nguas e geografias, e que ter√° como convidado o teatr√≥logo e historiador Marvin Carlson, autor do livro Palco Assombrado, editado em Portugal pelo S√£o Jo√£o e pelas edi√ß√Ķes H√ļmus, e que integra a cole√ß√£o Empilhadora.

O colóquio continua nos dias 23 e 24 de outubro, no Mosteiro de São Bento da Vitória, reunindo vários convidados para mesas redondas, como a ensaísta polaca Elzbieta Matynia, Claudio Longhi, diretor-geral do Piccolo Teatro di Milano, Gábor Tompa, atual presidente da União de Teatros da Europa (UTE) que tem trabalhado com o elenco do São João na produção À Espera de Godot, de Samuel Beckett, ou Ricardo Pais, ex-diretor do São João, entre outros nomes de relevo. O evento conta com a curadoria da jornalista Inês Nadais. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia acessível aqui.

Ainda na sexta-feira, √†s 22 horas, vai ter lugar a pr√©-apresenta√ß√£o dos dois primeiros atos de Lear, de Shakespeare, com encena√ß√£o de Nuno Cardoso e tradu√ß√£o de Ant√≥nio M. Feij√≥, a primeira produ√ß√£o pr√≥pria da temporada, que vai ter estreia a 6 de novembro no palco renovado do S√£o Jo√£o. Lear ter√° mais duas pr√©-apresenta√ß√Ķes at√© 24 de outubro ‚Äď s√°bado, √†s 19 horas, e domingo, √†s 16 horas. A entrada √© gratuita.

Recorde-se que o Teatro S√£o Jo√£o foi submetido, no final de mar√ßo passado, a uma obra de reabilita√ß√£o do interior e da arquitetura de cena. A opera√ß√£o ‚ÄúReabilita√ß√£o do Teatro S√£o Jo√£o e Programa Comemorativo do seu Centen√°rio‚ÄĚ, que envolveu um valor global de 2,55 milh√Ķes de euros e que beneficiou de um investimento de 2 milh√Ķes de euros do programa operacional regional NORTE 2020, permitiu igualmente renovar os sistemas el√©tricos e melhorar as condi√ß√Ķes de seguran√ßa e de climatiza√ß√£o, recuperar elementos arquitet√≥nicos degradados e debelar patologias estruturais, bem como levar a cabo a renova√ß√£o do parque t√©cnico do Teatro S√£o Jo√£o (ao n√≠vel das componentes de ilumina√ß√£o c√©nica, som, v√≠deo e multim√©dia, dire√ß√£o de cena e de maquinaria para palco, oficinas e teia). Por outro lado, possibilitou o refor√ßo da programa√ß√£o art√≠stica e a realiza√ß√£o da exposi√ß√£o e do col√≥quio internacional que arrancam no fim de semana da reabertura do Teatro S√£o Jo√£o ao p√ļblico.

Consulte o programa completo do fim de semana da reabertura do Teatro S√£o Jo√£o aqui.

_ 18 de outubro de 2021