Marvin Carlson, um dos mais influentes teatrólogos das últimas décadas, vai presidir à sessão de lançamento da sua obra Palco Assombrado: o Teatro Enquanto Máquina da Memória, esta terça-feira, 26 de outubro, às 19 horas, no Teatro São João.
Depois de na passada sexta-feira ter protagonizado a sessão de abertura do colóquio Teatros Nacionais: missões, tensões, transformações, organizado pelo São João, com uma conferência dedicada ao tema “Os Teatros Nacionais do século XXI”, o ensaísta norte-americano vai estar agora presente na apresentação de Palco Assombrado (o terceiro volume da coleção Empilhadora), obra que lhe granjeou o Prémio Joe A. Callaway para Melhor Livro sobre Teatro. A apresentação vai ser assegurada pelo escritor Jacinto Lucas Pires.
Nascido em 1935 nos Estados Unidos da América, Marvin Carlson é professor honorário de Teatro, Literatura Comparada e Estudos do Médio Oriente na City University de Nova Iorque. Dedicou grande fôlego da sua investigação à história do teatro ocidental entre os séculos XVIII e XX e é fellow do American Theatre. Em reconhecimento do seu trabalho, recebeu inúmeros prémios académicos, bem como, em 2005, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Atenas. É autor de mais de uma vintena de livros, de entre os quais se destacam Theories of the Theatre (1993), traduzido em várias línguas, e Shattering Hamlet’s Mirror: Theatre and Reality (2016). 10.000 Nights (2017) é a sua obra mais recente.
Palco Assombrado tem tradução de Paulo Faria e prefácio de Regina Guimarães e integra a coleção Empilhadora, do Teatro Nacional São João e das edições Húmus.
24 de outubro de 2021