Ministério da Cultura agracia Salvador Santos com a Medalha de Mérito Cultural

Na reabertura do Teatro São João, na passada sexta-feira, 22 de outubro, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu a Medalha de Mérito Cultural a Salvador Santos, pelo seu percurso profissional exemplar e pelos seus contributos para as artes cénicas em Portugal.

Perante a sala cheia do Teatro S√£o Jo√£o, no momento que antecedeu a pr√©-apresenta√ß√£o do espet√°culo Lear, Ricardo Pais, ex-diretor do Teatro Nacional S√£o Jo√£o, elogiou o percurso profissional e as qualidades pessoais do homenageado: ‚Äútem uma mem√≥ria ativa desarmante, mas n√£o confunde artif√≠cio com arte. Calcula com precis√£o o tempo que cada cria√ß√£o exige.‚ÄĚ

‚ÄúL√™ como os atores, como os criadores leem. Claro que todos lemos diferentemente a mesma pe√ßa, mas o diretor de produ√ß√£o l√™ daquele lugar de onde se avista o ponto de equil√≠brio entre sentido, organiza√ß√£o e m√©todo. A dire√ß√£o de produ√ß√£o √© a arte de desenhar esse ponto de equil√≠brio e fazer-lhe as contas. O sopro por vezes sibilino do nosso Salvador √© a marca discreta do artes√£o.‚ÄĚ

Num discurso de agradecimento em que recordou os seus primeiros passos no teatro, Salvador Santos lembrou todos os profissionais de teatro com quem trabalhou e em particular os do Teatro Nacional S√£o Jo√£o, ‚Äúuma casa n√£o s√≥ de cria√ß√£o e de divulga√ß√£o de teatro‚ÄĚ, mas tamb√©m ‚Äúum espa√ßo de forma√ß√£o‚ÄĚ.

Antes, j√° o presidente do conselho de administra√ß√£o, Pedro Sobrado, tinha sumarizado o percurso que excede o trabalho prestado no S√£o Jo√£o de um ‚Äúhomem de teatro exemplar‚ÄĚ, ‚Äúconhecido e muito admirado por artistas e fazedores de teatro de v√°rias gera√ß√Ķes‚ÄĚ.

Salvador Santos foi ator, ponto teatral, técnico de som, técnico de luz e diretor de cena. No Teatro Nacional São João, ocupou o cargo de subdiretor em dois momentos diferentes, entre 1997 e 2007, bem como o de vogal do conselho de administração, com os pelouros da direção técnica e de produção, até 2014, antes de se aposentar, em 2015.

25 de outubro de 2021