No ano em que se assinalam cem anos sobre o nascimento de José Saramago, Visitações, o projeto emblema do Centro Educativo do Teatro Nacional São João junto da comunidade escolar, é inteiramente dedicado à vida e à obra do Prémio Nobel da Literatura de 1998. Assim, alunos de doze escolas da região Norte apresentam publicamente, este sábado e domingo, Visitações: A Viagem de Saramago no Mosteiro de São Bento da Vitória. Parte integrante das comemorações do centenário do autor, as apresentações vão contar com a presença de Sérgio Machado Letria, diretor da Fundação José Saramago, e de Carlos Reis, Comissário para o Centenário de José Saramago.
Depois de Gil Vicente e de Fernando Pessoa, e de uma singular edição online dedicada à Liberdade, Visitações chega à obra e ao percurso de vida de um dos mais notáveis autores portugueses, José Saramago. Em sucessivas reuniões semanais, com o apoio de uma equipa artística e sob a coordenação artística de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João, crianças e jovens dos 10 aos 18 anos de doze escolas foram desafiados, ao longo dos últimos meses, a ler excertos contextualizados de obras de Saramago e a transportá-los para o universo de outras expressões artísticas (o teatro, a dança ou a música), de modo a desenvolver vários projetos de representação, baseados não só na produção literária de Saramago, mas também na sua biografia, como se pode ler no programa de sala de Visitações: A Viagem de Saramago.
De facto, o objetivo desta edição de Visitações não residiu na dramatização dos textos nem na sua transposição cénica, mas sobretudo na reflexão sobre a obra do autor, aproximando-a dos intervenientes, criando uma ponte entre a escrita e a vida do Nobel da Literatura e as vidas das novas gerações dos seus leitores. O conjunto dos trabalhos agora apresentados no Mosteiro de São Bento da Vitória sob a forma de um trajeto por vários espaços desenha, por isso, um percurso pela biografia do autor.
Este sábado, as apresentações, de entrada gratuita, ficaram a cargo dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos, do Agrupamento de Escolas Clara de Resende, da Escola Básica e Secundária Domingos Capela, da Escola das Virtudes – Cooperativa de Ensino Polivalente e Artístico, da Escola Secundária Filipa de Vilhena e da Fundação Belmiro de Azevedo – Colégio Efanor. A segunda parte de Visitações: a Viagem de Saramago terá lugar este domingo, novamente às 10h00 e às 14h45, no Mosteiro de São Bento da Vitória, com os alunos do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Gondomar, do Colégio Nossa Senhora do Rosário, da Escola Básica da Barranha – Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora, da Escola Secundária Augusto Gomes, da Escola Secundária de Águas Santas e da Escola Secundária Inês de Castro.
Ainda no contexto das celebrações do Centenário de José Saramago, Nuno Cardoso vai dirigir uma “jangada ibérica” em Ensaio sobre a Cegueira, uma adaptação das “trezentas páginas de constante aflição” em coprodução internacional com o Teatre Nacional de Catalunya, em língua portuguesa e catalã, com um elenco de nacionalidades mistas. O espetáculo tem estreia marcada para o dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Teatro São João.
_
2 de abril de 2022