Estreias fora de portas: Produ√ß√Ķes do Teatro Nacional S√£o Jo√£o em digress√£o internacional

Entre setembro e novembro, o Teatro Nacional São João parte em digressão por Barcelona, Bordéus e Cluj. Internacionalização marca a programação da temporada 2022/2023, numa altura em que se assinalam 30 anos como Teatro Nacional.

O Teatro Nacional S√£o Jo√£o √© um pa√≠s teatral sem fronteiras. No in√≠cio da nova temporada, o TNSJ reafirma o car√°ter transfronteiri√ßo e multilingue do ato teatral com a circula√ß√£o de produ√ß√Ķes pr√≥prias e coprodu√ß√Ķes por Espanha, Fran√ßa e Rom√©nia.

Depois da estreia no Porto, a adaptação de Nuno Cardoso da obra de José Saramago Ensaio Sobre a Cegueira ruma até Barcelona. O espetáculo, bilingue, que resulta de uma parceria do São João com o Teatre Nacional de Catalunya, faz a abertura da temporada deste teatro, no dia 29 de setembro, onde fica em cena durante um mês.

Depois da temporada em Barcelona, e de passagens por Braga e Aveiro, regressa ao Porto. Em dezembro, na reta final das comemora√ß√Ķes do Centen√°rio de Jos√© Saramago, a encena√ß√£o de Nuno Cardoso sobe novamente ao palco do Teatro S√£o Jo√£o.

Entre 4 e 8 de outubro, √© a vez da estreia de Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia, espet√°culo que acrescenta um cap√≠tulo ao processo de internacionaliza√ß√£o em curso do Teatro Nacional S√£o Jo√£o. Coproduzido com o Th√©√Ętre national de Bordeaux en Aquitaine, em Bord√©us, e encenado pelos diretores art√≠sticos dos dois teatros, Oresteia √© mais uma parceria do Teatro S√£o Jo√£o que coloca a l√≠ngua portuguesa em di√°logo, desta feita com o franc√™s. Num espet√°culo que interroga os alicerces do ide√°rio democr√°tico, Nuno Cardoso e Catherine Marnas, trabalham com um elenco de jovens atores franceses e portugueses.

Depois da estreia em Bord√©us, Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia pisa o palco do Teatro Nacional S√£o Jo√£o. O espet√°culo, bilingue, produzido a partir da trilogia de √Čsquilo reescrita pelo dramaturgo franco-iraniano Gurshad Shaheman, estar√° em cena de 20 de outubro a 6 de novembro. No primeiro trimestre de 2023, seguem-se digress√Ķes em Fran√ßa de Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia.

A digress√£o europeia do Teatro Nacional S√£o Jo√£o prossegue a 21 de novembro, em Cluj, na Rom√©nia, onde √Ä Espera de Godot sobe ao palco no √Ęmbito do Festival Interferences. A produ√ß√£o do TNSJ que o encenador romeno-h√ļngaro G√°bor Tompa levantou no Porto estar√° ainda em circula√ß√£o nacional esta temporada. Antes de partir para Cluj, √Ä Espera de Godot passa por Viana do Castelo. No regresso, vai at√© Braga.

A programação do Teatro Nacional São João para a temporada 2022/2023 está disponível para consulta aqui.

_

29 de setembro de 2022