Eduardo Paz Barroso lança livro de ensaios sobre cinema e literatura no Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João acolheu o lançamento de O Coração do Assunto, o novo livro de Eduardo Paz Barroso. A apresentação decorreu no passado dia 11 de novembro, no Salão Nobre do Teatro São João. Para além do autor, tomaram parte nesta sessão os políticos Francisco Assis e Paulo Rangel, o editor Rui Magalhães e, a moderar, a jornalista Helena Teixeira da Silva.

Em O Coração do Assunto – Cinema, imagens, romances, Eduardo Paz Barroso reúne um conjunto de ensaios sobre cinema e literatura, que aborda em particular as obras de João Bénard da Costa, Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira. Outros cineastas, como Fernando Lopes, e escritores, como José Cardoso Pires, também se conjugam com esta coreografia de personagens e vozes.

“O Coração do Assunto é, contra tudo aquilo que seria esperável, um romance”, escreve Paulo Rangel no prefácio. “Não porque congrace um folhetim, não porque consubstancie uma novela. E nem sequer porque nos remete para os ‘assuntos do coração’. O Coração do Assunto é mesmo isso e isso: um romance.”

Professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Fernando Pessoa, programador cultural e ensaísta, Eduardo Paz Barroso é autor de dezena e meia de livros e de mais de uma centena de artigos em publicações de referência. Foi o primeiro diretor do Teatro Nacional São João (1992-95) e presidiu ao Coliseu do Porto entre 2014 e 2020.

O Coração do Assunto – Cinema, imagens, romances é editado pelas Edições Húmus.

_

13 de novembro de 2023