COLEÇÃO DE TEXTOS DRAMÁTICOS DO TNSJ JÁ REÚNE MAIS DE 50 TÍTULOS

Iniciada em 2007, com o lançamento de O Cerejal, de Anton Tchékhov, a coleção de textos dramáticos do Teatro Nacional São João com chancela das Edições Húmus alcançou, em 2024, os 50 títulos. Rei Lear, tragédia tardia de William Shakespeare escrita entre 1603 e 1606, é o 50.º livro da coleção e o primeiro a ser lançado este ano. O clássico de sempre, numa tradução de António M. Feijó, foi levado à cena em novembro de 2021 pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso.

Terno e Cruel, de Martin Crimp, o segundo livro editado em 2024, foi publicado aquando da estreia da encenação do texto do dramaturgo britânico no palco do São João. A peça, uma coprodução entre a companhia portuense ASSéDIO e o TNSJ, com encenação de João Cardoso, esteve em cena no Teatro São João entre 22 de fevereiro e 3 de março. Terno e Cruel, o livro, prefaciado por Maria Sequeira Mendes, foi lançado no dia 2 de março no Salão Nobre do Teatro São João. João Cardoso, Sissa Afonso e Pedro Galiza, respetivamente encenador, cenógrafa/figurinista e tradutor/ator de Terno e Cruel, tomaram parte da sessão de lançamento, que marcou também a comemoração dos 26 anos de existência da ASSéDIO.

O Teatro Nacional São João tem enriquecido a sua coleção de textos dramáticos com obras que simultaneamente leva à cena pela primeira vez no seu palco. Em 2023, o TNSJ editou e produziu As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, Suécia, de Pedro Mexia e Um Sonho, de August Strindberg; e editou e coproduziu Longa Jornada Para A Noite, de Eugene O’Neill e Salomé, de Oscar Wilde.

A Ilusão Cómica de Pierre Corneille, com tradução e prefácio de Nuno Júdice, e Uma Ideia de Justiça, de Isabel Minhós Martins, são os próximos títulos da coleção.

Os livros da coleção do Teatro Nacional São João podem ser adquiridos no foyer do Teatro São João ou encomendados através do endereço eletrónico loja@tnsj.pt.

_

18 de março de 2024