No Dia Mundial do Teatro, o TNSJ abriu os seus bastidores ao público

No dia simbolicamente dedicado ao teatro, 27 de março, o Teatro Nacional São João abriu as suas portas, convidando o público a participar num conjunto de iniciativas celebrativas da data. No TNSJ, o Dia Mundial do Teatro começou com visitas guiadas pelos bastidores dos seus dois monumentos nacionais, o Mosteiro de São Bento da Vitória e o Teatro São João. Os participantes puderam descobrir estes edifícios não só enquanto lugares de valor arquitetónico, mas como espaços vivos, onde o trabalho de cena germina.

Durante a tarde, Nuno Cardoso levantou o véu da próxima produção própria da casa, com um ensaio técnico aberto de Fado Alexandrino, de António Lobo Antunes. Com encenação e dramaturgia do diretor artístico do TNSJ, o espetáculo estreia-se a 5 de abril no palco do São João.

A rematar o dia, Nuno M Cardoso conduziu Crepúsculo no Teatro Carlos Alberto, um conjunto de leituras encenadas incluídas no projeto Theatre for Democracy. Afonso Santos, Catarina Lacerda, Joana Petiz, João Melo e Mafalda Lencastre deram voz aos textos de quatro jovens dramaturgos europeus sobre a democracia e os perigos que acossam os seus princípios.

O TNSJ associou-se ainda à Livraria Lello com leituras dramatizadas de textos de Luiz Vaz de Camões, poeta nascido há 500 anos, nas varandas da icónica livraria portuense.

_

28 de março de 2024