As Bruxas de Salém estão de regresso para mais uma temporada

Mais de um ano depois, as “bruxas” da pequena localidade de Salém, Massachusetts, voltam a assombrar o palco do Teatro São João. A peça do dramaturgo norte-americano Arthur Miller foi produzida pelo Teatro Nacional São João em 2023, numa encenação do diretor artístico da casa, Nuno Cardoso. As Bruxas de Salém regressa agora para mais uma temporada de apresentações dentro e fora de portas.

Ainda antes das oito derradeiras récitas no palco do São João, o espetáculo vai até Guimarães para uma única apresentação no Centro Cultural Vila Flor, no dia 21 de setembro. Depois da carreira de apresentações no Porto, entre 27 de setembro e 6 de outubro, parte numa digressão internacional com paragens em Espanha e na Sérvia. A 19 de outubro, apresenta-se no Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela, e, a 4 de novembro, no Yugoslav Drama Theatre, em Belgrado. A temporada termina em Lisboa, no São Luiz Teatro Municipal, onde o espetáculo sobe ao palco entre 13 e 15 de dezembro.

Inspirada num caso histórico – os processos de bruxaria que varreram essa população do Massachusetts puritano em 1692 –, a peça de Arthur Miller, estreada em 1953, traça um paralelo entre esse episódio e a perseguição movida pelo senador McCarthy aos comunistas norte-americanos durante a chamada “caça às bruxas”, nos anos 50. Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, o espetáculo conta no elenco com Ana Brandão, Carolina Amaral, Mário Santos, Nuno Nunes e Sérgio Sá Cunha.

Mais informações sobre as apresentações de As Bruxas de Salém no Teatro São João e em Guimarães.

_

17 de setembro de 2024