Número verde: 800 108 675

Antígona Antígona
Teatro Nacional São João 7-23 Abr 2010
from wednesday to saturday 21:30 sunday 16:00

Que espaços levantar para conter as palavras que andam pela cidade? Da camarata auschwitziana construída em madeira de Breve Sumário da História de Deus, ao quase semicírculo revestido a cortiça de Antígona, que ora transporta a memória do anfiteatro grego, ora sugere a cratera de um vulcão em lava, Nuno Carinhas desenhou dois lugares pouco amenos para ressoar o som e a fúria das convulsões do mundo, duas orgânicas máquinas de emaranhar perguntas no espaço público. Porque em Antígona – já era assim no Breve Sumário – interroga-se a origem das coisas, porque aqui começa a história do nosso teatro e a vida política das nossas cidades. Com a insubordinação de Antígona, o homem parte à conquista de uma consciência, questiona as fronteiras entre a integridade individual e o bem comum. As personagens de Sófocles são angustiados pontos de interrogação que caminham. Pergunta Creonte: “Então o Estado não é de quem manda?” Responde Hémon: “Nenhum Estado é de um homem só!” Pergunta Antígona: “Como posso eu ainda olhar para os deuses?” De pergunta em pergunta, de resposta em resposta, o confronto adensa-se e Antígona entrega-se à morte. Vinte e cinco séculos mais tarde, Marguerite Yourcenar dedicou-lhe o mais belo dos epitáfios: “O tempo retoma o seu curso sob o ruído do relógio de Deus. O pêndulo do mundo é o coração de Antígona”.

Excerto de “Notas sobre O humano e A humanidade”. In Antígona: Manual de Leitura. Porto: Teatro Nacional São João, 2010.

... ler mais

de

Sófocles

tradução

Marta Várzeas

encenação e cenografia

Nuno Carinhas

figurinos

Bernardo Monteiro

música

Miguel Pereira (VortexSoundTech)

desenho de luz

Rui Simão

desenho de som

Joel Azevedo

voz e elocução

João Henriques

interpretação

Alexandra Gabriel, António Durães, Emília Silvestre, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Maria do Céu Ribeiro, Paulo Freixinho, Pedro Almendra

produção

TNSJ

classificação etária

Para Maiores de 12 anos

Material de Apoio

Documentos

Doumento PDF

Manual de Leitura Antígona.pdf

tnsj_Antigona_mupi_low

Divulgação

Sugestão

Sugira a um Amigo

O seu Nome

O seu Email

Emails dos Destinatários

Comentário

Imprimir Espectáculo

Icon de Página de Impressão