Visitações traz a Revolução ao Teatro Nacional São João

Associando-se à celebração do cinquentenário do 25 de Abril, a sexta edição do Visitações, o projeto-âncora do Centro Educativo do Teatro Nacional São João, toma como inspiração a Revolução dos Cravos.

Com texto e coordenação artística dos criadores Cátia Pinheiro e José Nunes, Visitações: Revolução reúne 130 alunos de escolas da Área Metropolitana do Porto, que dão corpo e voz a um conjunto de ideias de revolução. As revoluções em curso e sobretudo aquelas por fazer estruturam e conferem unidade ao texto, trabalhado em oito “atos”, tantos quantas as escolas participantes. A urdi-los estarão as palavras ritmadas da rapper portuense Capicua, que colabora na dramaturgia.

Mobilizando alunos, professores e artistas, o Visitações é uma aliança feliz entre as escolas e o TNSJ. Este ano, entre janeiro e abril, oito artistas – Catarina Luís, Diana Sá, Emanuel Santos, Emílio Gomes, Inês Moitas, Mafalda Banquart, Manuel Tur e Tânia Dinis – desenvolvem o trabalho nos clubes de teatro das escolas. Nesta edição, foram selecionadas as Escolas Secundárias Augusto Gomes (Matosinhos), da Boa Nova (Leça da Palmeira), de Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia), Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim) e de Paredes, e os Agrupamentos de Escolas Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia), Abel Salazar (São Mamede de Infesta) e de Águas Santas (Maia).

O primeiro encontro entre os 130 alunos das escolas envolvidas no projeto decorreu nos passados dias 3 e 4 de fevereiro no Mosteiro de São Bento da Vitória. O palco do Teatro São João acolherá, nos dias 4 e 5 de maio, a apresentação pública dos trabalhos do Visitações: Revolução.

Mais informações sobre o Visitações: Revolução aqui.

_

6 de fevereiro de 2024