Mosteiro São Bento da Vitória

MUSICAL-MENTE

Ciclo de concertos com prelúdios políticos
_
curadoria Filipe Pinto-Ribeiro

MUSICAL-MENTE

Descrição

Inspirados pela(s) ideia(s) de liberdade, no limiar do cinquentenário do 25 de Abril, os concertos de MUSICAL-MENTE evocam o génio criativo de dois compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo. Os prelúdios propõem um espaço de reflexão sobre os nexos entre a arte e a política. Em fevereiro, o foco incide sobre a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o domínio soviético, com o qual manteve um relacionamento complexo. Tanto escreveu obras em protesto implícito (a partir da década de 1930, quando sofreu os primeiros ataques no jornal Pravda, altura em que compôs a Sonata do programa deste concerto), como música que o regime premiou oficialmente (o Quinteto com piano, pelo qual recebeu o Prémio Estaline). Em março, o realce vai para a liberdade exilada como fuga ao nazismo do austríaco Erich Wolfgang Korngold. Nos EUA desde os anos 30, tornou-se um bem-sucedido compositor de música para cinema, tendo conquistado dois Óscares. Apaixonado por Shakespeare, compôs ciclos de canções e música para versões cinematográficas das obras do Bardo, de que o alinhamento do concerto dá conta. A sua Marietta’s Lied, uma das árias mais gravadas do século XX, encerra com chave de ouro este terceiro ciclo de MUSICAL-MENTE. .


Programa de Sala

MUSICAL-MENTE


Créditos

curadoria Filipe Pinto-Ribeiro

coorganização DSCH – Schostakovich Ensemble, Teatro Nacional São João

dur. aprox. 1:45 M/6 anos
_

15 fevereiro Schostakovich – Liberdade Reprimida

Filipe Pinto-Ribeiro (piano), Boris Brovtsyn e Alexandra Raikhlina (violino), Jennifer Stumm (viola), Adrian Brendel (violoncelo)

obras de Dmitri Schostakovich – Trio n.º 1, op. 8; Sonata para violoncelo e piano, op. 40; Cinco peças para violino, viola e piano; Quinteto com piano, op. 57

prelúdio politico Paulo Rangel _

27 março Korngold – Liberdade Exilada

Filipe Pinto-Ribeiro e Rosa Maria Barrantes (piano), Mario Hossen e Valerie Leopold (violino), Marta Potulska (viola), Liliana Kehayova (violoncelo), Leonor Amaral (soprano)

obras de Erich Wolfgang Korngold – Quatro Shakespeare Songs, op. 31; Quatro peças para violino e piano, op. 11, da música para Much Ado About Nothing, de Shakespeare; Songs of the Clown, op. 29; Quinteto para piano, dois violinos, viola e violoncelo, op. 15; Marietta’s Lied, da ópera Die tote Stadt, op. 12, para soprano, piano e quarteto de cordas

prelúdio politico Irene Pimentel e Nuno Cardoso

__
preço único 10,00 €

Sessões

Mosteiro São Bento da Vitória

R. de São Bento da Vitória 45, 4050-542 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· qui · 19:00
· qua · 19:00