al mada nada

TRANSMISSÃO ONLINE

.

de Ricardo Pais

a partir de Saltimbancos e outros textos de Almada Negreiros

realização vídeo Luís Porto

al mada nada

Descrição

_‚Ķno carrossel de sol a andar √† roda a girar em corda de pi√£o √† roda do capit√£o parado no meio das velocidades de arco-√≠ris e galope e sol das esporas e cavalos transparentes em atitudes soltas a rolar pra cinzento instant√Ęneo‚Ķ

al mada nada celebra a sensualidade, a cor, o movimento, coisas que Almada Negreiros viveu apaixonadamente. Partindo sobretudo de Saltimbancos ‚Äď texto √ļnico da nossa literatura, obsessivamente f√≠sico e sexual ‚Äď, al mada nada instala‚ÄĎnos numa vila portuguesa √† beira‚ÄĎmar onde, num quartel, se preparam √† pressa soldados para participar numa guerra long√≠nqua e por onde passa uma fam√≠lia de ciganos que promove um indigente espet√°culo de saltimbancos. Estreada em 2014, esta cria√ß√£o de Ricardo Pais p√Ķe a girar, au ralenti ou em alt√≠ssima rota√ß√£o, um caleidosc√≥pio portugu√™s em que se imbricam homens-cavalo, arraiais de ver√£o, dramas de namorados, mem√≥rias de uma semi-imagin√°ria Emissora Nacional, um sol a pique e um luar de acetileno‚Ķ Contrastes simult√Ęneos a que o ator Pedro Almendra, o percussionista Rui Silva e a Momentum Crew ‚Äď um grupo de b-boys premiado internacionalmente ‚Äď d√£o corpo, fazendo do palco uma arena de combate, mas tamb√©m o lugar de um inesperado recolhimento.

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
VIMEO - ENTRADA PARA A SALA ONLINE AQUI / FACEBOOK / INSTAGRAM
8 maio 2020 ‚ÄĘ sex 22:00
Disponível até às 24:00 de 10 de maio 2020

Manual de leitura

al mada nada

Créditos

de Ricardo Pais a partir de Saltimbancos e outros textos de Almada Negreiros realiza√ß√£o v√≠deo Lu√≠s Porto dramaturgia Pedro Sobrado cenografia Manuel Aires Mateus figurinos Bernardo Monteiro m√ļsica Rui Silva desenho de luz Nuno Meira desenho de som Joel Azevedo elocu√ß√£o e prepara√ß√£o vocal Jo√£o Henriques marchas militares (consultoria)
Miguel Andrade Gomes guião e encenação Ricardo Pais com Manuel Tur

interpretação Pedro Almendra (ator), Bruce Almighty, Deeogo Oliveira, Lagaet Alin, Max Oliveira, Mix Ivanou, Pedro França (Momentum Crew) e Rui Silva (percussão)

coprodução Companhia de Teatro de Almada, Teatro Nacional São João estreia 26Mar2014 Teatro Nacional São João dur. aprox. 1:15 M/12 anos