al mada nada

TRANSMISSÃO ONLINE

.

de Ricardo Pais

a partir de Saltimbancos e outros textos de Almada Negreiros

realização vídeo Luís Porto

al mada nada

Descrição

_…no carrossel de sol a andar à roda a girar em corda de pião à roda do capitão parado no meio das velocidades de arco-íris e galope e sol das esporas e cavalos transparentes em atitudes soltas a rolar pra cinzento instantâneo…

al mada nada celebra a sensualidade, a cor, o movimento, coisas que Almada Negreiros viveu apaixonadamente. Partindo sobretudo de Saltimbancos – texto único da nossa literatura, obsessivamente físico e sexual –, al mada nada instala‑nos numa vila portuguesa à beira‑mar onde, num quartel, se preparam à pressa soldados para participar numa guerra longínqua e por onde passa uma família de ciganos que promove um indigente espetáculo de saltimbancos. Estreada em 2014, esta criação de Ricardo Pais põe a girar, au ralenti ou em altíssima rotação, um caleidoscópio português em que se imbricam homens-cavalo, arraiais de verão, dramas de namorados, memórias de uma semi-imaginária Emissora Nacional, um sol a pique e um luar de acetileno… Contrastes simultâneos a que o ator Pedro Almendra, o percussionista Rui Silva e a Momentum Crew – um grupo de b-boys premiado internacionalmente – dão corpo, fazendo do palco uma arena de combate, mas também o lugar de um inesperado recolhimento.

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
VIMEO - ENTRADA PARA A SALA ONLINE AQUI / FACEBOOK / INSTAGRAM
8 maio 2020 • sex 22:00
Disponível até às 24:00 de 10 de maio 2020

Manual de leitura

al mada nada

Créditos

de Ricardo Pais a partir de Saltimbancos e outros textos de Almada Negreiros realização vídeo Luís Porto dramaturgia Pedro Sobrado cenografia Manuel Aires Mateus figurinos Bernardo Monteiro música Rui Silva desenho de luz Nuno Meira desenho de som Joel Azevedo elocução e preparação vocal João Henriques marchas militares (consultoria)
Miguel Andrade Gomes guião e encenação Ricardo Pais com Manuel Tur

interpretação Pedro Almendra (ator), Bruce Almighty, Deeogo Oliveira, Lagaet Alin, Max Oliveira, Mix Ivanou, Pedro França (Momentum Crew) e Rui Silva (percussão)

coprodução Companhia de Teatro de Almada, Teatro Nacional São João estreia 26Mar2014 Teatro Nacional São João dur. aprox. 1:15 M/12 anos