Teatro S茫o Jo茫o

Floresta de Enganos

de Gil Vicente

encena莽茫o Jo茫o Pedro Vaz

Floresta de Enganos

Descri莽茫o

鈥淥lha-me e olha-te bem.鈥 Gil Vicente deve ser, ainda e sempre, habit谩vel por todos n贸s, que vivemos mais quinhentos anos. Mestre Gil 茅 um 鈥渢exto vivo鈥 que oferece a possibilidade de nos revermos e sonharmos. Carregado de vis玫es, vicentinas e outras, o encenador Jo茫o Pedro Vaz convida-nos a caminhar pela Floresta de Enganos, representada na 鈥渆ra do Senhor de 1536 anos鈥. Nesta que 茅 a 煤ltima com茅dia de Vicente, entra logo um Fil贸sofo com um Parvo atado ao p茅, o mais enigm谩tico par de toda a sua obra. O Fil贸sofo antecipa as figuras que v茫o ser enganadas pelo amor: um mercador, um homem em trajos de vi煤va, uma mocinha, Cupido, Apolo, o rei Telebano, a princesa Grata C茅lia, o doutor Justi莽a Maior, e at茅 mesmo um pastor, acorrentado de amor nem ele sabe bem a quem. Por fim, uma Ventura 鈥減elegrina鈥 vem e resolve este amor-en-ab卯me. 鈥淭udo se passa na floresta, desde sempre o espa莽o maior do id铆lio e do engano, da transforma莽茫o pelo amor, ou seja, do teatro. Como num sonho de uma noite de ver茫o (vicentina)鈥, adverte o encenador. 鈥淥lha-me e olha-te bem鈥, escreveu, num epit谩fio a si pr贸prio, aquele a quem chamaram 鈥渙 mais Anjo e o mais Dem贸nio de todos os poetas portugueses鈥.
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Floresta de Teatro

Nuno Meireles *

O texto vicentino da Floresta de Enganos 茅 um problema sem solu莽茫o f谩cil. Tem dois g茅neros dram谩tico-teatrais, muitas personagens e situa莽玫es que se entrecruzam, suspendem e continuam mais adiante. Tem farsa, g茅nero que vive da invers茫o de valores, e ainda tem com茅dia, que no uso vicentino 茅 de figuras altas, dores e amores nobres. Vicente, para a sua 煤ltima pe莽a, fez um puzzle de cenas e Floresta de Enganos 茅 um texto que vive no desequil铆brio. O trabalho e a carreira de Vicente, que acaba nesta pe莽a, tamb茅m foi desigual: trinta e cinco anos a produzir e a experimentar formas e g茅neros. Ora pe莽as longas, ora breves, ora religiosas, ora profanas, para casamentos e nascimentos ou para o Natal, a P谩scoa, etc. Vicente experimentou todo o teatro do seu tempo, que era tamb茅m o tempo do seu p煤blico. O teatro europeu do final da Idade M茅dia em experimenta莽茫o e adapta莽茫o num mesmo palco. (Seja palco ou cena, pois no tempo de Gil Vicente n茫o se fazia teatro em palcos como os conhecemos.) Floresta tamb茅m pensa o seu tempo medieval e, de modo muito intencional, faz escolhas. Cito uma personagem de Vicente em outra pe莽a, Divisa:

Pois que o honor do mundo presente
se d谩 com raz茫o 脿 antiguidade

Gil Vicente olha para a Antiguidade, ou para a Mitologia Cl谩ssica, e escolhe subordin谩-las, subjug谩-las. Na Floresta, s茫o menos importantes Apolo e Cupido do que a Ventura. O nosso autor faz escolhas, algumas delas bem impopulares: S谩 de Miranda, perfeitamente renascentista, abominaria as escolhas vicentinas. Acredito que em Gil Vicente temos um ponto de vista muito informado e o teatro de todo um tempo num mesmo palco. Proponho que seja esse o esp铆rito do teatro vicentino e queria partir dessa ideia para pensar a encena莽茫o de Jo茫o Pedro Vaz da Floresta de Enganos.

Creio que a encena莽茫o resolve habilmente a pe莽a de Vicente, sem nos dar uma solu莽茫o 煤nica ou definitiva, reconhecendo que 茅 uma pe莽a-problema. Para isso, experimenta e convoca todo o teatro do seu tempo, que 茅 tamb茅m o nosso tempo. Esclarece a pe莽a e problematiza-a tamb茅m: resolve cenas e deixa-nos a bra莽os com um espet谩culo que vive do desequil铆brio.

O espet谩culo, com a floresta feita de cortinas, logo de teatro, 茅 um desenvolvimento autoral 煤nico. Descobre a narra莽茫o brechtiana, demonstrativa, no pr贸logo do Fil贸sofo, assim como revela o teatro do absurdo nessa primeira cena com o Parvo atado ao p茅. Para o p煤blico, n茫o ser谩 coincid锚ncia que os mesmos dois atores tenham feito os protagonistas de 脌 Espera de Godot naquele mesmo palco, h谩 meses.

Encontramos m谩scaras e mais m谩scaras, literais e metaf贸ricas: o c贸mico nas cenas do Mercador e do Doutor 茅 de m谩scara (face dos atores, representa莽茫o) para o p煤blico. Vemos a descoberta da fantasia nas figuras com m谩scaras de animais e na m煤sica de ala煤de tocada ao vivo, sempre assumida (ou desmascarada), sempre ponto de partida de contracena. Temos explicitamente o teatro de m谩scara (quase s贸 branca, quase s贸 neutra) para representar o templo de Apolo. O lirismo emprestado na cena de V茅nus, que pertence a outra pe莽a, tamb茅m 茅 uma m谩scara. Essa sobreposi莽茫o de cenas, em colagem, faz parte do nosso tempo, assim como a adapta莽茫o de fontes variadas fez parte da cria莽茫o de muitas das pe莽as vicentinas. Temos ainda, no ex铆lio da princesa, drama tenso e dif铆cil de assistir pelo longo sil锚ncio na serra Mineia. Sentimos um sobressalto ao irmos do extremo da farsa (como caricatura, trabalho de m谩scara para o p煤blico) ao extremo da com茅dia vicentina (como parte s茅ria, grave). Contudo, o sobressalto que resulta do movimento entre estes pontos 茅 o pr贸prio esp铆rito do teatro vicentino.

A encena莽茫o de Jo茫o Pedro Vaz tem o mesmo esp铆rito da Floresta escrita por Vicente: o teatro de todo um tempo num mesmo palco. Absurdo, narrativo, s谩tira, m谩scara, cortinas, mistura. Com muitas escolhas, algumas delas de sobressalto, mas todas autorais. Encaro este espet谩culo como uma Floresta de Teatro. Sempre me impressionou na Floresta de Vicente que cada personagem soubesse que estava a fazer teatro. Aqui, neste espet谩culo, a encena莽茫o declara a cada momento, contracena, cortina, que est谩 a fazer teatro.

Gil Vicente inventou muita coisa e grande parte do teatro portugu锚s. Jo茫o Pedro Vaz coloca todo o teatro dentro da pe莽a de Vicente. Longe de ser pac铆fico, como todas as cria莽玫es, 茅 uma grande inven莽茫o e um grande elogio.

*Doutorando em Materialidades da Literatura (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), com uma tese sobre Gil Vicente em recria莽玫es modernas.


MANUAL DE LEITURA

FLORESTA DE ENGANOS


Cr茅ditos

de Gil Vicente encena莽茫o Jo茫o Pedro Vaz tradu莽茫o dos versos castelhanos Jos茅 Bento

cenografia e figurinos Sara Vieira Marques m谩scaras e assist锚ncia de encena莽茫o Gon莽alo Fonseca

interpreta莽茫o Afonso Santos, Hugo Paz, Joana Carvalho, Jo茫o Melo, Lia Carvalho, M谩rio Santos, Rodrigo Santos e Ananda Miranda (ala煤de)

produ莽茫o Teatro Nacional S茫o Jo茫o

dur. aprox. 1:40 M/12 anos

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Espet谩culo legendado em ingl锚s
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L铆ngua Gestual Portuguesa | 20 MAR Conversa com o Mestre | 3 ABR

O ator Hugo Paz integra o elenco no 芒mbito do programa de coopera莽茫o com o Minist茅rio da Cultura e das Ind煤strias Criativas de Cabo Verde.