Teatro S√£o Jo√£o

Pais & Filhos

a partir do romance de Ivan Turguéniev

texto e encenação Pedro Penim

_

Teatro Praga

Pais & Filhos

Descrição

Sua bruta ‚Äď sanguessuga ‚Äď esponja ‚Äď chupista ‚Äď bicha ‚Äď lombriga ‚Äď lambisgoia ‚Äď draga ‚Äď cagona ‚Äď cretina ‚Äď b√°rbara ‚Äď tirana ‚Äď s√īfrega ‚Äď megera ‚Äď gentu√ßa ‚Äď encardida ‚Äď flor de estufa ‚Äď estroina ‚Äď vedeta‚Ķ Queres ser a atriz principal, √©?

H√° uma hist√≥ria pessoal na g√©nese deste espet√°culo: Pedro Penim vai ter um filho atrav√©s do controverso processo de gesta√ß√£o por substitui√ß√£o. Pais & Filhos √© o ‚Äúv√≥rtice‚ÄĚ em que agora se encontra o ator e encenador, que aqui d√° continuidade a um trabalho de duplicidade entre o documento biogr√°fico e a cria√ß√£o de um universo ficcional. O espet√°culo coloca em rela√ß√£o um celebrado romance russo e um tema revitalizado pelo ativismo revolucion√°rio queer: a aboli√ß√£o da fam√≠lia. Pedro Penim parte de Pais e Filhos (1862), de Ivan Turgu√©niev, e deixa-se influenciar pelas teorias queer marxistas de pensadoras como Sophie Lewis, Jules Joanne Gleeson ou Alyson Escalante, que repensam o parentesco e o cuidado das crian√ßas para al√©m da fam√≠lia biol√≥gica, defendendo ideias como a ‚Äúgesta√ß√£o de substitui√ß√£o total‚ÄĚ ou a ‚Äúaboli√ß√£o dos g√©neros‚ÄĚ. Com este projeto, o Teatro Praga procura aprofundar o debate sobre a filia√ß√£o e a fam√≠lia, expandindo Pais & Filhos para uma dimens√£o que est√° para l√° de uma hist√≥ria pessoal.

.


PROGRAMA DE SALA

Pais & Filhos


Créditos

a partir do romance de Ivan Turguéniev texto e encenação Pedro Penim

cenografia Joana Sousa figurinos Joana Barrios v√≠deo Jorge J√°come desenho de luz Daniel Worm d‚ÄôAssump√ß√£o desenho de som Miguel Lucas Mendes assist√™ncia de encena√ß√£o Bernardo de Lacerda apoio coreogr√°fico Luiz Antunes conce√ß√£o de boneca Ant√≥nio Vieira Imagina√ß√Ķes Reborn

dire√ß√£o de producŐßaŐÉo Daniela Ribeiro produ√ß√£o executiva Alexandra Bai√£o

interpreta√ß√£o Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa, Diogo Bento, Hugo van der Ding, Joana Barrios, JoaŐÉo Abreu, Pedro Penim, Rita Blanco e Ol√≠via (como trouble)

coprodução Teatro Praga, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional São João

estreia 15Set2021 S√£o Luiz Teatro Municipal (Lisboa)

dur. aprox. 2:30 M/16 anos
_

Conversa com o Mestre | 18 FEV