Teatro Carlos Alberto

O Inesquecível Professor

texto, direção e cenografia Pedro Gil

O Inesquecível Professor

Descrição

Autor, ator e encenador, Pedro Gil tem uma forma particular de olhar para o grande teatro do mundo. “Acho que só sei fazer comédia, acho que apenas existem comédias. Comédia no sentido em que a vida é uma derrota da qual só me posso rir.” O Inesquecível Professor é a peça que se segue a Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade, onde o libertino de Pedro Gil escapava às chamas de um inferno bíblico para cair no Portugal de 2018, que é uma outra forma de inferno, porventura menos quente mas decididamente mais cómico. O Inesquecível Professor, avisamos já, começa mal. Um professor de teatro prestes a entrar na reforma não sente a alegria do primeiro dia de aulas. Conclui que este acontecimento inédito só pode ser a confirmação da sua derrota: o teatro pelo qual se bateu e que ensinou aos seus alunos não se cumpriu. Mas o pior ainda está para vir. Ele convence-se então de que a única forma de impedir a sua turma de finalistas de acabar como ele é fazer tudo o que estiver ao seu alcance para os salvar de uma vida no teatro… O Inesquecível Professor, já todos percebemos, é uma comédia, esse lugar de irrisão e de celebração do humano. Há professores que não se esquecem.
.


PROGRAMA DE SALA

O INESQUECÍVEL PROFESSOR


Créditos

texto, direção e cenografia Pedro Gil

desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção apoio à encenação Diogo Andrade apoio à dramaturgia e direção de produção Raquel Castro

interpretação Anna Leppanen, António Fonseca, Bruno Ambrósio, João Estima, Júlia Valente, Mário Coelho, Sara Inês Gigante e Ana Isabel Arinto, Catarina Pacheco, Joana Bernardo, João Jonas, Siobhan Fernandes, Tomás de Almeida (Estagiários TNDM II)

coprodução Razões Pessoais, Companhia Olga Roriz, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João

residência artística O Espaço do Tempo

estreia 11Nov2021 Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa)

dur. aprox. 2:00 M/14 anos