organização Projeto ARTHE – Arquivar o Teatro, Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Teatro Nacional São João comissão científica Maria João Brilhante, Ana Bigotte Vieira, Paula Caspão, Vera Borges, Pedro Estácio, Sofia Patrão, Daniel Tércio, Hélia Marçal, Heike Roms Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. I.P., no âmbito do projeto ARTHE – Arquivar o Teatro «PTDC/ART – PER/1651/2021»

11 e 12 Dez
Teatro São João
ARTHE – Conferência Internacional Arquivos Cruzados
Sinopse do evento
O Teatro Nacional São João acolhe a primeira Conferência Internacional do projeto ARTHE – Arquivar o Teatro. Este encontro pretende colocar em diálogo experiências diversas de mapeamento dos arquivos de artes performativas de finais do século XX, em particular dos seus últimos trinta anos. Este foi um período de emergência de experiências performativas, um momento de grandes transformações técnicas e estéticas na cena, na formação e no trabalho do intérprete, nas modalidades de trabalho “independente”. Corresponde simultaneamente a grandes alterações dos meios tecnológicos, o que se repercute nos meios de produção e nos materiais associados, hoje presentes nos arquivos. Que desafios coloca a materialidade diversa dos documentos à própria tarefa de arquivar e à ideia de arquivo? O que nos diz sobre um tempo que foi o seu e o modo como as artes performativas habitam e participam desse tempo? Os investigadores e artistas convidados, cruzando abordagens de mapeamento análogas do Chile, Brasil, Itália e Reino Unido, propõem-se equacionar estas e outras questões.
Programa
11 de dezembro 10:00 Abertura da Conferência por Maria João Brilhante e por um membro do Conselho de Administração do Teatro Nacional S. João 10:15 Archiving theatre as collaborative performance of care - Keynote por Heike Roms 11:00 Pausa para café 11:15 Comunicações André Murraças,Um outro teatro? — a presença queer no MNTD Carlota Castro, Para um mapeamento da memória Jo Scott, Seeding the digital in the physical: Geo-located sound walking practices as anarchives Carlos Costa, O que devemos ao futuro 12:15 Debate moderado por Ana Bigotte Vieira e Paula Caspão 13:00 Pausa para almoço 14:00 Arte de archivo, pensar los archivos desde el sur por Pía Gutiérrez (docente da Faculdade de Teatro da PUC, no Chile, e integrante do coletivo ARDE) e Katharina Eitner, investigadora dos Archivos de Arte 15:30 Debate moderado por Hélia Marçal e Laura Rozas Letelier 16:30 Pausa para café 17:00 Workshop Arquivar os processos criativos por Katharina Eitner 12 de dezembro 09:30 Recomeço dos trabalhos 10:00 Centro de Documentação Teatral: criação, atuação e perspectivas - Keynote por Elizabeth Azevedo 11:00 Pausa para café 11:15 Comunicações Vicki Ann Cremona e Marco Galea, The SPA (University of Malta) Digital Archive: Preserving and researching the Performing Arts in Malta Andi Johnson, Frameworks for co-creating historical archives Juliana Coelho, Documentos da Exposição Colonial de 1931 em diálogo: articulando arquivos transnacionalmente Filipa Magalhães, Arquivar e reativar o teatro música português Rafaella Uhiara, Como arquivar o som dos espetáculos? Os desafios do projeto "Arquivos sonoros de teatro" 12:30 Debate moderado por Maria João Brilhante e Paula Caspão 13:15 Pausa para almoço 14:30 Apresentação do projeto INCOMMON: as artes performativas em Itália na era das convulsões sociais (1959-1979) por Marco Baravalle 15:30 Debate moderado por Ana Bigotte Vieira e Pedro Cerejo 16:30 Pausa para café 17:00 Visita ao Centro de Documentação do TNSJ por Paula Braga 18:00 Encerramento da Conferência
Créditos
Sessõesdisponíveis para compra de bilhete
TOPO