Viva Dom Ubu! TNSJ oferece obras de Alfred Jarry para celebrar o Dia Mundial do Teatro

O Teatro Nacional São João e as Edições Húmus oferecem, a partir desta quarta-feira e até ao dia 28 de março, como celebração do Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27, em _download_ gratuito, as quatro peças de Alfred Jarry sobre a saga de Ubu: _Rei Ubu_, _Ubu Agrilhoado_, _Ubu Cornudo_, _Ubu no Outeiro._
Alfred Jarry (1873-1907), francês de Laval, foi poeta e romancista do Simbolismo, e terá sido um dos precursores do Surrealismo, do Dadaísmo e do Teatro do Absurdo. Levada à cena pela primeira em 1896, _Rei Ubu_, peça inaugural da tetralogia, levantou reações coléricas de repulsa. Com Ubu, personagem grotesca inspirada num paquidérmico professor de Física dos tempos de estudante liceal de Jarry, o autor propõe, como disse Vítor Silva Tavares, “a puxavante desmontagem do Poder que repõe, via farsa, o que em Shakespeare (...) retumba como tragédia.”
A trama do degenerado Ubu, “o mais abjeto anti-herói de toda a literatura dramática”, e da tropa fandanga que o acompanha denunciavam a abominação de Jarry pelo Poder – o grande alvo a abater pelo riso. Nessa hipotética Polónia, terra sem lei onde tudo acontece, a realidade atende apenas a uma lógica – a da Patafísica, “a ciência”, no dizer de Francis Picabia, “de ver as coisas como não são”.
E se André Breton identificava no texto “um incalculável valor profético”, explicava o próprio Alfred Jarry que a ação “passa-se na Polónia, isto é, em Parte Nenhuma.” Isto é, em toda a parte, a todo o momento.
Os quatro textos, que compõem “Ubu”, volume que integra a Coleção Teatro Nacional São João nas Edições Húmus, têm tradução de Luísa Costa Gomes.
_
**25 de março: _Rei Ubu_**
**26 de março: _Ubu Agrilhoado_**
**27 de março: _Ubu Cornudo_**
**28 de março: _Ubu no Outeiro_**
_
23 de março de 2020
TOPO