Teatro Nacional S√£o Jo√£o atribui primeiras bolsas a artistas ucranianos

O programa Ucr√Ęnia ‚Äď Palco Livre, promovido pelo Teatro Nacional S√£o Jo√£o ap√≥s ter deflagrado a guerra na Ucr√Ęnia, j√° atribuiu sete bolsas art√≠sticas a profissionais da cultura ucranianos refugiados em Portugal. A primeira sele√ß√£o de participantes do programa √© composta por tr√™s atrizes, uma fot√≥grafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dan√ßa. Neste momento, h√° outras candidaturas em an√°lise, estimando-se que, at√© ao final de maio, esteja atribu√≠do um total de dez bolsas.

Os primeiros participantes de Ucr√Ęnia ‚Äď Palco Livre come√ßaram j√° a desenvolver projetos no quadro da programa√ß√£o do S√£o Jo√£o (desde o registo fotogr√°fico de espet√°culos √† colabora√ß√£o no processo de cria√ß√£o de uma produ√ß√£o do Teatro Nacional S√£o Jo√£o como Ensaio Sobre a Cegueira). Em breve, v√£o tamb√©m criar workshops e atividades no √Ęmbito do Centro Educativo do S√£o Jo√£o (a pensar na comunidade escolar, mas tamb√©m na comunidade ucraniana na regi√£o), para al√©m de poderem ainda integrar projetos desenvolvidos no seio do pr√≥prio programa.

O programa Ucr√Ęnia ‚Äď Palco Livre tem dois eixos fundamentais: a atribui√ß√£o de bolsas de cria√ß√£o art√≠stica a profissionais ucranianos de teatro (mas n√£o s√≥) e a integra√ß√£o de atores e atrizes e outros profissionais de √°reas t√©cnico-art√≠sticas teatrais na atividade do Teatro Nacional S√£o Jo√£o, nomeadamente nos seus projetos de produ√ß√£o.

Com este programa, o São João pretende promover a integração de artistas e outros profissionais da cultura ucranianos recém-chegados a Portugal numa estrutura de produção estável e abrir um espaço de programação que lhes permita retomar a atividade artística no seu país de acolhimento.

O projeto disp√Ķe, neste momento, de um or√ßamento de 75 mil euros, contando com o envolvimento de empresas e de outras entidades, como s√£o os casos do Super Bock Group, da Simoldes Plastics, do Grupo Continental e da Funda√ß√£o GDA.

Os possíveis interessados em associar-se a este projeto podem contactar o Teatro Nacional São João através do endereço eletrónico freestage@tnsj.pt.

_

18 de maio de 2022.