Com a presente temporada artística a chegar ao fim, o Teatro Nacional São João apresentou a programação do seu Centro Educativo para a temporada que em setembro se inicia. O encontro aconteceu no passado sábado, dia 29 de junho, no Salão Nobre do Teatro São João, e reuniu docentes de escolas da Área Metropolitana do Porto. Nesta sessão de apresentação participaram cerca de 50 professores, que tiveram como interlocutores o presidente do Conselho de Administração do TNSJ, Pedro Sobrado, o diretor artístico, Nuno Cardoso, e a coordenadora do Centro Educativo, Luísa Corte-Real.
A valorização da dimensão pedagógica do teatro, particularmente junto do público infantojuvenil, é um dos aspetos definidores do São João enquanto teatro nacional, que todos os anos tem o cuidado de desenvolver um programa educativo. Tentando ir ao encontro das necessidades dos alunos, o TNSJ tem procurado aprofundar a ligação com quem contacta com eles diariamente. Esta sessão dirigida a professores, mais do que dar a conhecer as linhas mestras da nova programação do Centro Educativo, foi um momento para a partilha de sugestões e opiniões.
Na temporada 2024-25, entre oficinas, leituras e conversas, ações de formação e espetáculos, há um universo de possibilidades a descobrir em conjunto. Este ano, o Visitações, projeto-bandeira do Centro Educativo desenvolvido com as escolas, assinala os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, propondo uma exploração de Os Lusíadas e da lírica camoniana pelo olhar de mais de uma centena de jovens. As comemorações do V centenário do poeta português são também o mote do trabalho a desenvolver pelos Clubes de Teatro dos 8 aos 88.
No arranque da próxima temporada e de mais um ano letivo, o Centro Educativo do Teatro Nacional São João organizará dois dias de Casa Aberta dirigidos a professores. Nos dias 5 e 6 de setembro, o TNSJ propõe a realização de oficinas sobre a dramatização de textos e o desenvolvimento de clubes de teatro nas escolas, atividades que decorrerão no Teatro São João, no Teatro Carlos Alberto e no Mosteiro de São Bento da Vitória. Já no final do mês, o TNSJ repõe a sua produção própria As Bruxas de Salém. O espetáculo, que tem como público-alvo alunos do ensino secundário, regressa ao palco do São João entre 27 de setembro e 6 de outubro.
_
1 de julho de 2024