Mosteiro de São Bento da Vitória inicia obras de requalificação com o apoio do PRR Cultura

O Mosteiro de São Bento da Vitória, o maior edifício religioso da cidade do Porto, encontra-se encerrado temporariamente, desde o dia 9 de dezembro, para obras de requalificação financiadas pelo PRR Cultura, que visam a beneficiação deste Monumento Nacional e o incremento da sua eficiência energética. A intervenção, viabilizada com a colaboração do Património Cultural, I.P. e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, prolongar-se-á até ao final do primeiro semestre de 2026.
O concurso público para a empreitada de requalificação, lançado em setembro, foi vencido pela empresa ANorte – Construção e Engenharia, Lda., tendo o auto de consignação da obra sido assinado no passado dia 2 de dezembro. Com um investimento de aproximadamente 3,5 milhões de euros, a intervenção envolve o isolamento térmico da cobertura, a colocação de vãos envidraçados de elevada eficiência energética, e a implementação de sistemas de gestão técnica centralizada e de painéis fotovoltaicos, bem como a melhoria das condições de climatização e de acessibilidade do edifício. A coordenação geral dos projetos é da responsabilidade do gabinete de arquitetura de Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro.
Edificado nos séculos XVII e XVIII, o Mosteiro de São Bento da Vitória é uma das peças mais importantes do património arquitetónico-religioso do Norte da Península Ibérica. Parte expressiva deste Monumento Nacional – nomeadamente o magnífico Claustro Nobre – encontra-se atribuída ao TNSJ, que aí abriu ao público o seu Centro de Documentação e instalou uma exposição permanente de cenografias e figurinos. Para além de aqui realizar algumas iniciativas da sua programação artística, nomeadamente de carácter musical, o TNSJ tem no Mosteiro de São Bento da Vitória um importante espaço de trabalho, experimentação e ensaio, promovendo ainda visitas guiadas que integram a Igreja de São Bento da Vitória, espaço de grande riqueza arquitetónica e ornamental.
O Mosteiro de São Bento da Vitória estará encerrado ao público até setembro de 2026, encontrando-se suspensa toda a atividade pública. As equipas do TNSJ instaladas no Mosteiro de São Bento da Vitória passarão a trabalhar num edifício situado na Praça Carlos Alberto, cedido graciosamente pela União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, no quadro do acordo de cooperação recentemente estabelecido com esta entidade.
TOPO