Saltar para conteudo Mapa do site

Teatro Nacional São João abre bilheteira para a temporada janeiro–julho 2026

Teatro Nacional São João abre bilheteira para a temporada janeiro–julho 2026

O Teatro Nacional São João abre a bilheteira para os espetáculos em cena entre janeiro e julho de 2026 já na próxima quarta-feira, 17 de dezembro, a partir das 14h30. 


Os primeiros sete meses do ano trazem oito estreias absolutas em 20 espetáculos, entre os quais duas produções próprias, oito coproduções e três espetáculos internacionais. Victor Hugo Pontes e Miguel Loureiro assumem a encenação das novas criações do teatro nacional portuense. Concertos de Reis por Pedro Burmester e Sentinelles, de Jean-François Sivadier, marcam um arranque de ano dedicado à música. Isabelle Huppert encarna a Berenice de Racine pela mão de Romeo Castellucci. Chiara Guidi dá a ver, ler e ouvir o seu teatro infantil.


Depois de ter anunciado em julho toda a programação artística da temporada 2025-2026, o TNSJ abre agora a bilheteira para os espetáculos em cena entre janeiro e julho de 2026. Numa proposta que contempla a apresentação de 20 espetáculos nos palcos do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto, destacam-se as duas novas produções próprias da casa, que renova a sua aposta no exercício da dramaturgia em língua portuguesa e do teatro de repertório. Em março, Victor Hugo Pontes assume a direção de Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem, um espetáculo que remistura em cena a obra dramática e poética de Manuel António Pina, com composição musical de A Garota Não. A fechar a temporada, o TNSJ leva à cena O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, uma encenação de Miguel Loureiro com um elenco integralmente brasileiro.


A programação janeiro–julho é ainda marcada pelo reforço de espetáculos para a infância e juventude, pelo acolhimento de espetáculos internacionais e pelo aprofundamento da responsabilidade social da instituição. Em 2026, o São João recebe Bérénice, de Jean Racine, peça central do repertório dramático universal, encenada por Romeo Castellucci e interpretada por Isabelle Huppert, dois nomes maiores do teatro europeu contemporâneo. E ainda Buchettino, um espetáculo histórico dirigido aos mais pequenos, com encenação de Chiara Guidi, uma das principais criadoras e pensadoras europeias do teatro para a infância.


A partir de 17 de dezembro, os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos nas bilheteiras do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto ou em tnsj.bol.pt. O caderno de programação janeiro–julho 2026 estará disponível em janeiro.

Go Top

TOPO