Saltar para conteudo Mapa do site

Mário Moutinho distinguido no São João com Reconhecimento Ibero-Americano das Artes Cénicas

Mário Moutinho distinguido no São João com Reconhecimento Ibero-Americano das Artes Cénicas

O ator, produtor e programador cultural Mário Moutinho foi a personalidade portuguesa distinguida com o Reconhecimento à Gestão das Artes Cénicas Ibero-Americanas “Guillermo Heras”, uma iniciativa do programa IBERCENA, que visa distinguir 19 personalidades do espaço cultural ibero-americano, na sequência do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas (2025).

A entrega do prémio terá lugar no Salão Nobre do Teatro São João, no dia 19 de fevereiro, após a récita de O Fim, de António Patrício, com início às 19h00. Mário Moutinho integra o elenco da peça, uma coprodução entre o Ensemble – Sociedade de Actores e o TNSJ, com encenação de Carlos Pimenta. A cerimónia contará com intervenções do homenageado, de Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, e de Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes e representante de Portugal no programa IBERCENA.

A distinção, atribuída pela primeira vez à escala ibero-americana, pretende destacar o papel estratégico da gestão cultural na consolidação das artes cénicas e reconhecer aqueles que, enquanto gestores culturais, tornaram possível o desenvolvimento do setor em toda a região.

Nascido a 1 de julho de 1946, Mário Moutinho tem uma longa e marcante trajetória ligada ao teatro e à promoção das artes cénicas. Em 1977, foi um dos fundadores do grupo TAI – Teatro de Atividade de Intervenção, no Porto, onde desenvolveu trabalho como ator, encenador e autor, tendo participado em mais de 70 produções teatrais. Em 1989, integrou a fundação do Teatro de Marionetas do Porto, assumindo funções de direção de produção e participação artística. Paralelamente à atividade teatral, trabalhou em projetos de televisão e cinema e, entre 2005 e 2013, dirigiu o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).

Com o Teatro Nacional São João, mantém uma relação de longa data e de grande proximidade, tanto enquanto colaborador e intérprete, como enquanto espectador assíduo. Na temporada 2023-2024, Mário Moutinho integrou o Corpo Diplomático do TNSJ e, no papel de embaixador da casa, afirmou: “Encontro no teatro – e em particular no Teatro Nacional São João – um oxigénio precioso, não poluído pelos impérios mediáticos ou pelas indústrias criativas que tentam acinzentar a existência. É por isso que aqui venho. Regularmente. Para me emocionar e refletir.”

Este reconhecimento homenageia a figura de Guillermo Heras (1952-2023), ator, encenador, dramaturgo, gestor cultural e editor espanhol, considerado uma das figuras essenciais das artes cénicas ibero-americanas.

Go Top

TOPO