Saltar para conteudo Mapa do site

Visita guiada à exposição internacional Frontispiece | Precipice parte do Teatro São João

Visita guiada à exposição internacional Frontispiece | Precipice parte do Teatro São João

A exposição conta com diversos momentos de ativação, o primeiro a decorrer já no próximo sábado, 11 de abril, a partir das 15h30. Trata-se de uma visita guiada com ponto de encontro no Teatro Nacional São João e que levará o público num percurso entre o Teatro e a Fundação Marques da Silva, na Praça do Marquês, passando pela Rua de Santa Catarina. Ali, o grupo efetuará paragem na fachada da primeira Oficina Litográfica do Porto.

Montada por vontade expressa de D. Pedro IV, lá imprimiu João Baptista Ribeiro, figura ilustre do Porto, primeiro litógrafo da cidade e responsável pela criação do Museu Portuense, antecessor do atual Museu Soares dos Reis. Uma paragem onde os processos de impressão encontrarão a história da cidade através de um workshop de impressão. Este momento performativo, utilizará os prelos litográficos portáteis e outros materiais desenvolvidos pelo grupo de investigação em gravura da FBAUP, o Pure Print Archeology, permitindo aos participantes da visita testemunhar o processo de impressão litográfico, criando, assim, uma ponte entre o passado da gravura e o seu presente, patente no final do percurso na exposição Frontispiece | Precipice, na Fundação Marques da Silva. 

 

Organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / i2ADS, em parceria com diversas instituições, e com coordenação de Graciela Machado, a exposição centra-se na gravura contemporânea e nas suas relações com o pensamento arquitetónico. O projeto articula práticas de impressão arquitetónica, obras concebidas especificamente para os espaços expositivos e diversos processos artísticos que exploram a interseção entre estas duas áreas.

Go Top

TOPO