Miss√£o

O Teatro

P.CustomPages.sections.content

O TNSJ √© uma Entidade P√ļblica Empresarial que, no √Ęmbito da sua miss√£o de servi√ßo p√ļblico, tem como principais objetivos a cria√ß√£o e apresenta√ß√£o de espet√°culos de teatro, dos v√°rios g√©neros, segundo padr√Ķes de excel√™ncia art√≠stica e t√©cnica, e a promo√ß√£o do contacto regular dos p√ļblicos com as obras referenciais, cl√°ssicas e contempor√Ęneas, do repert√≥rio dram√°tico nacional e universal.

Considerando o teatro como arte por excelência da corporização e transmissão da palavra, o TNSJ tem como eixo programático a defesa da língua portuguesa e da dramaturgia em língua portuguesa, na sua norma e na sua polimorfia, incluindo as suas variantes dialetais. Esta prioridade atravessa os programas de formação de intérpretes, a direção de atores e a exigência na qualidade dos textos, de escrita original ou em tradução.

Com o objetivo de captar e formar novos p√ļblicos, o TNSJ abre-se √† comunidade, esfor√ßando-se por compatibilizar a procura de uma especial voca√ß√£o para a comunicabilidade dos seus espet√°culos, um esp√≠rito de renova√ß√£o e contemporaneidade das linguagens c√©nicas e o des√≠gnio de elevar os padr√Ķes de exig√™ncia cr√≠tica dos p√ļblicos.

Membro da Uni√£o dos Teatros da Europa, o TNSJ visa ainda a internacionaliza√ß√£o das atividades teatrais e o estabelecimento de uma rela√ß√£o de parceria exigente com o universo teatral europeu. Desenvolve projetos que envolvem colabora√ß√£o estrangeira, interc√Ęmbios de produ√ß√Ķes com entidades cong√©neres de outros pa√≠ses e a organiza√ß√£o ou participa√ß√£o em festivais internacionais.

No √Ęmbito da sua atividade, o TNSJ promove projetos teatrais em coprodu√ß√£o com outros organismos de produ√ß√£o art√≠stica, incluindo aqueles que privilegiam a itiner√Ęncia na rede nacional de cineteatros e contribuem para a descentraliza√ß√£o cultural. Acolhe tamb√©m na sua programa√ß√£o espet√°culos produzidos por outras estruturas e companhias que se integrem nos objetivos do seu projeto art√≠stico e permitam o desenvolvimento de novos valores e est√©ticas teatrais.

A atividade do TNSJ tem ainda como horizonte a progressiva qualificação de todos os elementos artísticos e quadros técnicos envolvidos na sua atividade, bem como o reforço da nobilitação dos ofícios do espetáculo e dos modos de produção e comunicação teatrais. Adquire, neste quadro, especial significado o trabalho formativo realizado com um elenco-quase-residente e o esforço de maturação do discurso da representação, gerando na Casa uma espécie de academia informal que é hoje referência em Portugal.

Para al√©m do Teatro Nacional S√£o Jo√£o, edif√≠cio-sede, integram esta estrutura o Teatro Carlos Alberto, um espa√ßo privilegiado de colabora√ß√£o com companhias da cidade e um ponto de circula√ß√£o fundamental para boa parte da cria√ß√£o portuguesa contempor√Ęnea, bem como o Mosteiro de S√£o Bento da Vit√≥ria, monumento nacional do s√©culo XVII, onde se realizam espet√°culos teatrais, concertos e outros eventos da programa√ß√£o do TNSJ.