A encenação de Ricardo Pais da peça Longa Jornada Para a Noite, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill, conquistou três nomeações para a edição de 2024 dos Globos de Ouro da SIC. O espetáculo produzido pelo Ensemble – Sociedade de Actores em parceria com o Teatro Nacional São João fez o pleno na categoria Teatro, tendo sido nomeado para os globos de Melhor Peça/Espetáculo, Melhor Atriz (Emília Silvestre) e Melhor Ator (João Reis).
Peça central da dramaturgia psicológica moderna, Longa Jornada Para a Noite estreou-se no palco do Teatro São João a 20 de abril de 2023, onde esteve em cena até 7 de maio. O espetáculo ficou marcado por um conjunto de regressos e reencontros ao TNSJ, tendo convocado nomes indissociáveis deste Teatro Nacional. Desde logo, Ricardo Pais, fundador do ideário do São João, que regressou à casa que dirigiu durante dez anos para encenar a obra-prima de O’Neill.
O espetáculo marcou também o reencontro de João Reis e Emília Silvestre no palco do Teatro São João, dois atores que protagonizaram diversas produções do TNSJ nos últimos 25 anos. Em Longa Jornada Para a Noite, interpretaram o casal James Tyrone e Mary Tyrone, papéis pelos quais recebem agora as nomeações para Melhor Ator e Melhor Atriz de Teatro.
Esta é a segunda nomeação consecutiva de Emília Silvestre para o globo de Melhor Atriz de Teatro. No ano passado, foi nomeada com a peça Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams, outra coprodução do TNSJ com o Ensemble – Sociedade de Actores. Com encenação de Carlos Pimenta, o espetáculo estreou-se no Teatro São João em novembro de 2022. Já João Reis venceu, na última edição dos Globos de Ouro, o globo de Melhor Peça/Espetáculo de Teatro pela encenação de A Praia, de Peter Asmussen. O TNSJ foi também coprodutor desta peça, que esteve em cena no Teatro Carlos Alberto em setembro de 2022.
Nos últimos anos, as produções e coproduções do Teatro Nacional São João têm recebido o reconhecimento do júri dos Globos de Ouro. Na edição de 2022, a produção do TNSJ Espectros, de Henrik Ibsen, com encenação do diretor artístico Nuno Cardoso, recebeu a nomeação para o globo de Melhor Peça/Espetáculo de Teatro.
Longa Jornada Para a Noite contou também com a interpretação de Pedro Almendra, Simão do Vale Africano e Joana Africano. Pedro Tudela assinou a cenografia do espetáculo, Ricardo Pinto a música, Joel Azevedo a sonoplastia, Filipe Pinheiro o desenho de luz, Bernardo Monteiro os figurinos e David Salvado a assistência de encenação. Em abril de 2023, o TNSJ editou a peça em livro numa tradução de Luísa Costa Gomes.
A 28.ª edição dos Globos de Ouro da SIC realiza-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 29 de setembro.
Mais informações sobre a peça Longa Jornada Para a Noite aqui.
_
24 de julho de 2024