Próximos Espetáculos

Teatro Nacional São João Online 18 – 22 jan 2021

As Três Irmãs

Estreia

de Anton Tchékhov

conceção e direção Carlos Pimenta

ENSEMBLE - SOCIEDADE DE ACTORES

TRANSMISSÃO ONLINE

Dancem!21

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO . 15 – 16 JAN 2021
NEVE
DIREÇÃO E COREOGRAFIA NÉ BARROS

_
TEATRO CARLOS ALBERTO . 21 – 22 JAN 2021
SONS MISTERIOSOS
DIREÇÃO E COREOGRAFIA SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ

_
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO . 23 – 24 JAN 2021
AUTÓPSIA
DIREÇÃO OLGA RORIZ

_
Ciclo Suspenso

Estamos a contratar

Técnico/a de contabilidade e de gestão e controlo de fundos comunitários e Técnico/a de Recursos Humanos

Continuamos abertos, começamos mais cedo

Face ao anúncio das atuais medidas de combate à pandemia de COVID-19, manteremos os Teatros e Salas de espetáculos abertos, garantindo a oferta cultural e seguindo todas as regras de segurança de público e de todos os profissionais envolvidos.

Pedro Mexia e António M. Feijó apresentam a coleção Empilhadora no São João

Pode um Teatro Nacional ser, para além de um palco, uma Casa editorial? Sempre na companhia das Edições Húmus, colocamos em movimento a Empilhadora, uma nova coleção que reúne títulos de história e estética teatral, ensaio e biografia. O lançamento acontece este sábado, 19 de setembro, às 16:00, com António M. Feijó e Pedro Mexia.

Quem sois vós, públicos?

Fazemos 100 anos e a maturidade aguça-nos a curiosidade: queremos saber mais sobre os nossos públicos, aqueles que frequentam os nossos espaços e são parte inalienável do Teatro Nacional São João. Dizei, aqui e agora, quem sois vós?

Bilhetes Sociais/Estreia Solidária

Na nova temporada 2020-21, já investidos de uma respeitabilidade centenária, damos mais um passo no aprofundamento da nossa política de inclusão, com a criação de uma Bolsa de Bilhetes Sociais

O Teatro Nacional São João é um lugar seguro.

Nos últimos meses, desenvolvemos um plano de contingência minucioso, que abrange montagens, ensaios e os próprios espetáculos, salvaguardando a segurança do público, dos artistas e dos trabalhadores do São João, de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde.

São João oferece récitas a profissionais de saúde, de proteção civil e “Amigos”

Vamos recomeçar com três récitas excecionais da Castro, dirigindo-as e oferecendo-as aos profissionais de saúde e da proteção civil que, de um modo muito especial, se têm empenhado na luta contra a pandemia, mas também aos ‘Amigos’ do São João, aqueles espectadores mais fiéis e mais regulares, que durante estes meses foram privados do teatro que lhes pertence.

Centro de Documentação do São João reabre ao público

No ano em que comemora duas décadas de existência, o Centro de Documentação do Teatro Nacional São João reabre as portas para incentivar – com todas as regras de segurança recomendáveis – múltiplos modos de convivência com as palavras, ditas e escritas. Reabrem também as bilheteiras do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto e já estão disponíveis os ingressos para os espetáculos “O Burguês Fidalgo”, que estreia a 6 de agosto, e “Castro”, a 20 de agosto.

Presidente da República distingue TNSJ como Membro Honorário da Ordem do Mérito

No dia em que o Teatro Nacional São João (TNSJ) festejou o Centenário da sua casa-mãe, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou a instituição com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito, pelo “trabalho invulgar” de “democratização da cultura” desempenhado por este “teatro-referência verdadeiramente nacional e de vocação universal”.

Uma companhia quase residente

Nunca somos tão felizes como quando usufruímos da companhia dos atores. O seu ofício e saber são-nos essenciais.

O TNSJ e a RTP apresentam…

Dos palcos aos ecrãs, da cena ao vídeo, partilhamos o nosso labor, a nossa herança, com outros públicos, noutras latitudes. Chamem-lhe serviço público, se quiserem.

Cadernos do Centenário

Como conferir lastro editorial às comemorações do Centenário? A uma pergunta com 100 anos de história respondemos com uma coleção de seis volumes temáticos. Memória, arquivo, balanço. Estes indisciplinados Cadernos do Centenário têm um enorme passado pela frente.

Atalhos

Iniciativas Paralelas

Mosteiro São Bento da Vitória 15 set 2020 – 16 mar 2021

Leituras no Mosteiro

coordenação Nuno M Cardoso, Paula Braga

organização Teatro Nacional São João

_
Actividade suspensa

Teatro Nacional São João 5 set – 21 dez 2020

Oficina CRITIQUE!

PROGRAMA VIZINHANÇAS

_
orientação Luís Mestre