Acessibilidade

Visite-nos

P.CustomPages.sections.content

Um Teatro para todos

O TNSJ afirma-se como um Teatro para todos porque ambiciona democratizar o acesso √† frui√ß√£o teatral, adotando pr√°ticas inclusivas e discriminando positivamente pessoas e fam√≠lias com necessidades especiais. Em particular, fomentando a realiza√ß√£o de espet√°culos e atividades paralelas com tradu√ß√£o em l√≠ngua gestual portuguesa e com audiodescri√ß√£o, destinadas, respetivamente, a espectadores surdos ou com redu√ß√£o de audi√ß√£o e a espectadores com defici√™ncia visual. Promove ainda as sess√Ķes descontra√≠das, que decorrem num ambiente mais informal e nas quais h√° uma maior flexibilidade em rela√ß√£o a movimenta√ß√Ķes e ru√≠dos na sala, diminuindo a ansiedade de uma vinda ao teatro e melhorando a sua frui√ß√£o.

Acessibilidade Física

Lugares disponíveis para cidadãos com mobilidade reduzida, com necessidade de utilização de cadeiras de rodas, nas salas do TNSJ (4 lugares), TeCA (2 lugares) e no Claustro do MSBV.

Casas de banho adaptadas (TNSJ, TeCA e MSBV).

Lugar de estacionamento em frente ao Mosteiro de São Bento da Vitória.

Acessibilidade de conte√ļdos

Visitas Guiadas

Organizamos Visitas Guiadas ao Teatro Nacional São João e ao Mosteiro de São Bento da Vitória com a orientação de um intérprete/mediador de LGP, para além de, em todas as Visitas Guiadas, disponibilizarmos videoguias com tradução em LGP. As Visitas realizam-se mediante marcação prévia, solicitada para centroeducativo@tnsj.pt.

Espetáculos com tradução em Língua Gestual Portuguesa

Teatro Carlos Alberto | 18 set dom
A Praia

Teatro S√£o Jo√£o | 20 nov dom
Bruscamente no Ver√£o Passado

Espetáculos com Audiodescrição

Teatro S√£o Jo√£o | 11 dez dom Ensaio Sobre a Cegueira

Espet√°culos com Sess√Ķes Descontra√≠das

O que é uma Sessão Descontraída?
Em que difere de uma sess√£o comum? √Č uma sess√£o que decorre num ambiente mais informal e na qual h√° uma maior flexibilidade em rela√ß√£o a movimenta√ß√Ķes e ru√≠dos na sala. √Č o teatro que se adapta para acolher pessoas e fam√≠lias que precisam de um ambiente mais descontra√≠do nos espa√ßos culturais. Em especial, a Sess√£o Descontra√≠da destina-se a pais com crian√ßas pequenas, a crian√ßas com d√©fice de aten√ß√£o, a pessoas com defici√™ncia intelectual, com condi√ß√Ķes do espectro do autismo ou com qualquer defici√™ncia sensorial, social ou de comunica√ß√£o, entre outras.

Conversas com o Rui

Quantos sentidos se acendem assim que se apagam as luzes dos espet√°culos? Que vidas sobrep√Ķem os espectadores √†s vidas propostas pelas encena√ß√Ķes? A cada nova temporada, renovamos as j√° imprescind√≠veis conversas p√≥s-espet√°culo, assim como aqueles a quem confiamos a tarefa de as animar. √Äs conversas com o Jorge [Loura√ßo Figueira] e com o [Lu√≠s] Mestre sucedem-se as conversas com o Rui. Autor de livros como Caravana (2008) ou Cadernos de Bernfried J√§rvi (2019), tradutor, editor e dramaturgo acidental (escreveu Livro de Horas, pe√ßa estreada em 2018), Rui Manuel Amaral √© tamb√©m, e acima de tudo, um espectador de teatro. Animar √© dar alma a uma conversa, avivar, construir pontes, abrir espa√ßos, encorajar a participa√ß√£o de uns (os do palco) e de outros (os da plateia), todos eles construtores de sentidos. O teatro √© uma arte da conversa√ß√£o.
_

Teatro Carlos Alberto | 18 set dom
A Praia

Teatro S√£o Jo√£o | 23 out dom
Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia

Teatro S√£o Jo√£o | 20 nov dom
Bruscamente no Ver√£o Passado

Teatro S√£o Jo√£o | 11 dez dom
Ensaio Sobre a Cegueira

Para qualquer outro apoio ou informa√ß√£o, contacte-nos atrav√©s do n√ļmero +351 22 340 1910 ou pelo endere√ßo eletr√≥nico bilheteira@tnsj.pt.