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O Teatro

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UTE - União dos Teatros da Europa
Organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, a União dos Teatros da Europa (UTE) foi criada em março de 1990 sob o impulso político de Jack Lang, então Ministro da Cultura francês, e a visão de uma “Europa das Artes” que tinha em Giorgio Strehler, encenador italiano que assegurou a sua presidência até 1997, um defensor enérgico. Transcendendo os limites de uma mera comunidade geográfica, a UTE surgiu com o propósito de agrupar singularidades, baseada num entendimento da pluralidade do “Teatro de Arte” na Europa.
Desenvolve, para o efeito, uma ação cultural comum que transcende as fronteiras de cada país, possibilitando a circulação regular de projetos e criadores, ultrapassando as barreiras linguísticas mas respeitando a identidade e os patrimónios culturais de cada um dos seus membros.
O Teatro Nacional São João aderiu em novembro de 2003 a esta rede, de que é o único membro português. Foi assim reconhecido, nas palavras de Gábor Zsámbéki, sucessor de Strehler na presidência da UTE, como “um Teatro cuja estruturação é, em absoluto, determinada por um projeto artístico”. O TNSJ acolheu, apenas um ano após a sua adesão, o XIII Festival da UTE, promoveu intercâmbios com alguns dos seus membros, apresentou produções suas em todos os festivais realizados por esta organização desde a sua adesão e coorganizou, com a UTE e a Convenção Teatral Europeia, o encontro Teatro Europa, dois dias de reflexão sobre políticas culturais e a sua relação com o território de criação teatral, evento integrado no Portogofone 2007. Em novembro de 2006, integrou o Grupo Ad-Hoc, criado pela UTE com o objetivo de traçar a estratégia da organização para os próximos anos. Em novembro de 2015, na assembleia geral anual realizada em Viena, Áustria, o TNSJ, representado por Francisca Carneiro Fernandes, presidente da instituição –, foi de novo eleito para integrar o Conselho de Administração da UTE (órgão máximo desta associação ao qual já tinha pertencido nos mandatos de 2009-2010 e 2011-2012).
Rede 5 Sentidos
A rede 5 Sentidos foi criada em 2009, no âmbito do QREN 2007-2013, com o intuito de promover a programação cultural e a produção artística em rede. Atualmente composta por onze equipamentos culturais do país, a 5 Sentidos procura apoiar e dinamizar o desenvolvimento das artes performativas em Portugal organizando digressões de espetáculos e apoiando a produção de novas criações através de cofinanciamentos, coproduções e residências. A estratégia da rede 5 Sentidos – assente na troca de saberes, processos e experiências de trabalho – visa fortalecer o desempenho dos parceiros, dinamizar a criação artística e alargar os públicos.
Os equipamentos que integram esta rede de programação cultural são:
Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
Centro de Artes de Ovar
Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo)
Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa)
SLTM - São Luiz Teatro Municipal
Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra)
Teatro Micaelense (Ponta Delgada)
Teatro Municipal da Guarda
Teatro Municipal do Porto - Rivoli e Campo Alegre
Teatro Nacional São João (Porto)
Teatro Virgínia (Torres Novas)
Teatro Viriato (Viseu)
PERFORMART
A PERFORMART visa a promoção do setor das artes do espetáculo e dos seus profissionais, a nível nacional e internacional.
A PERFORMART – Associação para as Artes Performativas em Portugal, pretende promover as múltiplas formas de manifestação cultural e artística no âmbito das artes performativas, quer a nível nacional quer a nível internacional.
A missão da PERFORMART passa, entre outros objetivos, pela promoção de esforços e iniciativas que permitam o reconhecimento e o desenvolvimento saudável e sustentável do setor das artes do espetáculo e dos seus profissionais, aos mais diversos níveis; pela estruturação de redes de trabalho entre os seus associados; pela representação dos interesses dos seus membros perante as instituições nacionais e internacionais; e pela promoção da tomada de posição conjunta acerca de assuntos relevantes para o setor e seus profissionais.
A associação pretende criar espaços de análise e reflexão, organizando e promovendo grupos de trabalho, seminários, estudos de caráter científico, além de incentivar a circulação de espetáculos dos seus associados e o estabelecimento de parcerias entre os diferentes membros e outras associações.
São atuais membros da PERFORMART: Teatro do Bolhão; Espaço do Tempo; A Oficina; EGEAC; Fundação Casa da Música; Fundação Centro Cultural de Belém; Fundação Serralves; Instituto Politécnico do Porto; OPART; Teatro Experimental do Porto; Companhia de Teatro de Almada; Teatro Nacional D. Maria II; Teatro Nacional São João; Centro de Artes de Espetáculos de Viseu; Teatro Meridional; Teatro da Terra; ASSÉDIO - Associação de Ideias Obscuras; Circolando; Teatro da Didascália; A Bússola Nómada/Be a Place; Nome Próprio – Associação Cultural; Teatro e Marionetas de Mandrágora; A Turma; Teatro da Palmilha Dentada; Balleteatro; Ensemble – Sociedade de Actores; Subcutâneo; Ao Cabo Teatro; Teatro da Garagem; Teatro Académico de Gil Vicente; Associação Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; Astro Fingido – Associação Cultural; A Tarumba – Teatro de Marionetas; Associação Cultural Teatro do Vão; Teatro Art’Imagem; Teatro Extremo; Companhia de Teatro de Braga e Atitudes Associação Cultural.
Pode consultar os estatutos da PERFORMART aqui e os valores de quotas aqui.
Para mais informações consultar: https://performartportugal.wordpress.com/