O programa operacional regional NORTE 2030 aprovou duas candidaturas do Teatro Nacional São João para modernização dos parques técnicos do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto, e reforço das condições de acessibilidade. As duas operações são cofinanciadas pela União Europeia, com cerca de 188 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e envolvem um investimento total elegível de 314 mil euros. Prevê-se que estejam concluídas no final de julho de 2025.
No Teatro Carlos Alberto, onde será realizado um investimento aproximado de 164 mil euros, com uma contribuição FEDER de cerca de 98 mil euros, a intervenção consistirá sobretudo no reforço do equipamento de palco. Será dada resposta a necessidades ao nível da iluminação cénica, vídeo, som, direção e maquinaria de cena, com a aquisição de projetores robotizados de tecnologia LED, um sistema de radiofrequência e microfones wireless, uma mesa do som móvel, uma mesa de mistura, um videoprojector laser LED, calhas técnicas, um sistema de intercomunicação móvel e um sistema de audioguias.
No Teatro São João será realizado um investimento de cerca de 150 mil euros, dos quais aproximadamente 90 mil euros serão financiados pelo FEDER. Parte substancial da operação consiste na aquisição de projetores de tecnologia LED, canhões de recorte, consolas e monitores de controlo de iluminação, microfones wireless, colunas de áudio, na atualização do sistema de som, e na aquisição de um sistema de balanças digitais, de um software de planeamento de gestão integrada e de dois painéis de legendagem.
Foi há mais de 20 anos, em 2003, que o Teatro Carlos Alberto beneficiou da renovação da sua caixa de palco e parque técnico, que se foram desatualizando face à evolução tecnológica e energética. Já o Teatro São João beneficiou mais recentemente de uma modernização técnica, em 2021, aquando das obras de reabilitação realizadas no contexto do centenário do edifício.
Os equipamentos adquiridos ao abrigo destas candidaturas terão um impacto substancialmente inferior no que respeita ao consumo energético dos dois teatros, respeitando a regulamentação comunitária sobre eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Para além de tornar os edifícios energeticamente mais eficientes, a capacitação técnica do São João e do TeCA irá promover a melhoria das condições de acessibilidade dos espetáculos, enriquecendo a oferta cultural da região Norte, particularmente para os públicos com necessidade especiais.
Mais informações aqui.
_
19 de maio de 2025