Teatro Carlos Alberto

O FIMP NO TNSJ

Descri莽茫o

Os espet谩culos da 32.陋 edi莽茫o do Festival Internacional de Marionetas do Porto reequacionam a arte da marioneta e interrogam o nosso papel no mundo. Em Big Bears Cry Too, primeira produ莽茫o da artista belga Miet Warlop para uma audi锚ncia infantil, o palco 茅 um terreno de jogo de objetos-criatura 脿 procura da sua individualidade: um impaciente e pouco eficaz cora莽茫o de pl谩stico, um comprimido gigante com fun莽茫o errada, ou um urso de peluche v铆tima da sua pr贸pria gra莽a. O riso e as l谩grimas pautam um universo estranho que desnuda a nossa vulnerabilidade. O coletivo Alma d鈥橝rame contrap玫e O Que o Mundo Precisa 茅 de uma Deusa, em coprodu莽茫o com a Companhia Jo茫o Garcia Miguel, criador que assina o texto dramat煤rgico inspirado na Lis铆strata de Arist贸fanes e na pergunta: ser谩 o sexo uma arma? Propondo uma po茅tica da alucina莽茫o, entre o sonho e a realidade, este espet谩culo-performance faz da imagina莽茫o o ve铆culo de procura de uma nova consci锚ncia. Em O Julgamento de Ubu, Nuno M Cardoso instiga um exame de consci锚ncia coletivo. A pe莽a de Simon Stephens oferece uma sequela 脿 saga ubuesca de Alfred Jarry, sentando a personagem amoral e grotesca de Ubu no banco dos r茅us de um Tribunal Criminal Internacional. S谩tira selvagem sobre o duelo entre a justi莽a legal e a justi莽a moral, deixa-nos face a face com a irredutibilidade de Ubu, s铆mbolo dos ditadores contempor芒neos.