Teatro São João

The Scarlet Letter

a partir de Nathaniel Hawthorne

encenação Angélica Liddell

.

ESPETÁCULO CANCELADO

The Scarlet Letter

Descrição

Cancelamento do espetáculo The Scarlet Letter

O espetáculo The Scarlet Letter, de Angélica Liddell, cuja apresentação no Teatro Nacional São João se encontrava prevista para os dias 13 e 14 de março, foi cancelado. Esta decisão decorre da situação de saúde pública que se vive presentemente em Itália, de onde provinham alguns elementos da equipa artística, e que criou constrangimentos ao nível dos transportes aéreos em várias regiões do país.

Os espectadores que já tiverem adquirido bilhetes para o espetáculo The Scarlet Letter deverão entrar em contacto com o TNSJ. É possível pedir o reembolso dos ingressos ou trocá-los por bilhetes para outros espetáculos incluídos na programação do TNSJ.


Angélica Liddell, atriz do excesso e da interrogação truculenta das coisas e dos seus fundamentos, toma como sua uma novela essencial para olhar, e desmontar, peça a peça, todas as formas que o puritanismo assume nestes tempos contemporâneos. Se, em 1850, quando Hawthorne publica The Scarlet Letter, eram as religiões a reprimir e a julgar comportamentos em nome de um desejo de conformidade, hoje são as ciências e uma determinada ideia de racionalidade que impõem a sua norma. Na sua The Scarlet Letter (2018), Angélica Liddell rebela-se contra a violência da hipocrisia moral e sinaliza a sua origem: “A condição puritana não tolera em absoluto a raiz sexual das nossas alegrias e das nossas dores.” A letra A, marcada a vermelho para assinalar a vergonha do adultério, passa a definir a Arte, esse território múltiplo que resiste a todas as tentativas de confinamento. A fazer com que esta Letra Escarlate, inscrita nos corpos inquietos de um elenco transnacional, se nos ofereça como uma paixão moderna, uma luta corajosa pela liberdade das artes e, em consequência, da humanidade.

Créditos

desenho de luz Jean Huleu desenho de som Antonio Navarro direção de cena Nicolas Guy Michel Chevallier direção de produção e difusão Gumersindo Puche assistência de produção Borja López

com Angélica Liddell, Antonio L. Pedraza, Antonio Pauletta, Borja López, Daniel Matos, Conor Doherty, Joele Anastasi, Julian Isenia, Nuno Nolasco, Sindo Puche, Tiago Costa, Tiago Mansilha figuração Philomène Troullier, José Santos, Vicente Melo

coprodução Centre Dramatique National Orléans (França), La Colline – Théâtre National (França), Teatros del Canal – Madrid (Espanha)

colaboração Teatro Nacional D. Maria II (Portugal), BoCA – Biennial of Contemporary Arts (Portugal)

estreia 6Dez2018 Centre Dramatique National Orléans (França) dur. aprox. 1:45 M/18 anos

Espetáculo em língua castelhana, italiana e portuguesa, legendado em português


Programa cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sessões

Teatro São João

Praça da Batalha 112, 4000-101 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· sex · 21:00
· sáb · 19:00