Bella Figura

TRANSMISSÃO ONLINE

de Yasmina Reza

encenação Nuno Cardoso

Bella Figura

Descrição

Por motivos técnicos, a transmissão do espetáculo Bella Figura, de Yasmina Reza, com inicio previsto para o dia 17 abril às 22:00, foi cancelada. Em sua substituição, vamos transmitir o espectáculo A Morte de Danton, de Georg Büchner, encenado por Nuno Cardoso. O espetáculo será transmitido no dia 17 de abril, sexta-feira, pelas 22:00, mantendo-se disponível até ao final do dia 19, domingo.

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
VIMEO - ENTRADA PARA A SALA ONLINE AQUI


É a Estrela Polar que se vê?… Porque é que ela está abaixo da Ursa Maior?…

“You Can’t Always Get What You Want”, dizem-nos os Rolling Stones e Nuno Cardoso, que escolheu esta canção como uma espécie de síntese da sua encenação de Bella Figura, de Yasmina Reza. Numa noite de primavera, cinco personagens cruzam-se num parque de estacionamento de um restaurante. A promessa de um jantar romântico e de uma festa de aniversário transforma-se numa “noite de nervos”, ateada por hipocrisias e mentiras. A arte da conversação da dramaturga francesa, onde o cómico e o feroz, o ridículo e o grotesco vivem paredes-meias, leva a um gradual desnudamento destas personagens sem norte, que Nuno Cardoso decide assumir em cena, vincando a solidão e fragilidade dos corpos. Bella Figura foi a sua última encenação com o Ao Cabo Teatro, antes de assumir a direção artística do São João. No final de 2019, numa produção da casa, o TNSJ levou esta peça a Almada, a Madrid, e a Mindelo (Festival Mindelact) e à Praia, em Cabo Verde.

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
VIMEO - ENTRADA PARA A SALA ONLINE AQUI
17 abril 2020 • sex 22:00
Disponível até às 24:00 de 19 de abril 2020

_

Programa de Sala

Bella Figura

_

Créditos

de Yasmina Reza encenação Nuno Cardoso

tradução Alexandra Moreira da Silva cenografia F. Ribeiro desenho de luz José Álvaro Correia figurinos Nelson Vieira assistência de encenação Mafalda Lencastre

interpretação Afonso Santos, Ana Brandão, João Melo, Margarida Carvalho, Maria Leite

realização vídeo Fábio Coelho

produção Teatro Nacional São João

estreia 2Nov2018 Teatro Carlos Alberto (Porto) dur. aprox. 1:20 M/16 anos