Teatro Nacional São João Online

Todos Os Que Falam | Frank Castorf

entrevista com o encenador Frank Castorf

Todos Os Que Falam | Frank Castorf

Descrição

“Eu gosto de dizer que muitas vezes bom teatro é como a luta de cães”

Entre 1981 e 1985, ainda antes de tomar as rédeas da Volksbühne, em Berlim, Frank Castorf foi diretor do pequeno teatro de Anklam, no leste da República Democrática Alemã. Otelo, uma das suas primeiras encenações, foi acompanhada de perto pela Stasi: a peça “é tão ofensiva para Shakespeare como para o público”, lia-se nos relatórios secretos da polícia política. Ou então, segundo a formulação do teatrólogo americano Marvin Carlson, tão provocatório para o establishment estético como para a elite política.

Antonin Artaud já nos avisara: “desde que a peste assenta arraiais numa cidade, todas as formas estabelecidas se desintegram”. Em dezembro passado, quando trouxe a Portugal e ao São João Bajazet, Considerando o Teatro e a Peste, Frank Castorf dizia-nos que é “preciso fazer arte com uma brutalidade tremenda”, que “o teatro é uma força malévola e independente, que possui algo de demoníaco, que tem de ser sempre resistente”, uma declaração de intenções por demais sancionada pela sua particular leitura das obras de Racine e Artaud, com Pascal e Dostoiévski, em Bajazet. “A mim interessa-me juntar as coisas que supostamente não têm relação. O nosso mundo é mesmo assim. O que mais gosto é de descobrir a dissonância, o que não combina.” Nessa semana, sobravam os adjetivos ao jornal Público: “brutal, violento, lascivo, belo e perturbador”.

No Dia Mundial do Teatro, eis o teatro como no-lo apresenta Frank Castorf, neste segundo episódio de Todos os que Falam: rude como “um filho malvado”, mas com a ingenuidade de uma criança que apenas diz que o rei vai nu, se o rei vai nu.

_

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
FACEBOOK / INSTAGRAM
Disponível a partir de 27 março 2021 • sáb 12:00

_

Créditos

Entrevista João Duarte Oliveira

Tradução Carolina Cardoso

Realização Fábio Coelho

Edição Henrique Queirós

Sessões

Teatro Nacional São João Online

· sáb · 12:00