Teatro São João

Cotovelo

_

FESTIVAL ANTENA 2

Cotovelo

Descrição

“Sentada no escuro”; “Que lhes terá acontecido…?”; “Quando D. João VI regressou a Portugal”; “Os três pintavam a cara de branco”; “Estou há mais de meia-hora (I)”; “De que adianta? O rei tem de morrer!…”; “Lundu”; “Desejo de subversão”; “Açúcar não aguentou de ciúme”; “Estou há mais de meia-hora (II)”; “Como é que eu podia escolher um dos três?”

Cotovelo é o relato de dois casos de ciúmes e de discórdia: entre três homens, escravos trazidos do Brasil para Portugal no séc. XIX, e entre um homem e uma mulher, criados no palácio real. O tema é do passado, mas a forma é do presente. Ou ao contrário. O relato é feito por uma atriz e quatro músicos através de palavras e notas. Nuno Trocado convidou Jorge Louraço Figueira para escrever o texto e Catarina Lacerda para o interpretar. O espetáculo, de cruzamento entre texto e música, foi o resultado de uma colaboração entre os seis intervenientes durante uma residência artística no âmbito do Festival Guimarães Jazz 2017. O projeto foi editado em disco pela Carimbo Porta-Jazz em 2018.

Créditos

voz Catarina Lacerda guitarra e eletrónica Nuno Trocado flauta, saxofone alto, clarinete baixo Tom Ward contrabaixo Sérgio Tavares bateria Acácio Salero texto Jorge Louraço Figueira

organização Antena 2 em parceria com Teatro Nacional São João

dur. aprox. 1:00 M/6 anos

Sessões

Teatro São João

Praça da Batalha 112, 4000-101 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· sex · 21:00