Pedro Mexia e António M. Feijó apresentam a coleção Empilhadora no São João

O Teatro Nacional São João apresenta os dois primeiros volumes da coleção Empilhadora, um projeto editorial anunciado no âmbito comemorações do centenário do seu edifício-sede, este sábado, dia 19 de setembro, às 16 horas, no Salão Nobre do Teatro São João. A sessão vai ser conduzida por António M. Feijó, pró-reitor da Universidade de Lisboa e professor catedrático da Faculdade de Letras da instituição, e por Pedro Mexia, poeta e crítico literário.

Os primeiros volumes da coleção são dedicados a William Shakespeare e a Anton Tchékhov. O Repúdio do Conhecimento em Sete Peças de Shakespeare, de Stanley Cavell, é o primeiro livro publicado em Portugal de um dos maiores filósofos do século XX. Daniel Jonas, que prefacia a obra, define-o como “uma antologia de ensaios shakespearianos de um não shakespeariano tornado uma autoridade entre shakespearianos”. A tradução é de Alda Rodrigues. O outro volume é Olhai a Neve a Cair – Impressões de Tchékhov, do jornalista, escritor e editor francês Roger Grenier. Pedro Mexia, autor do prefácio, elogia este “ensaio biográfico em ‘impressões’” pelo “modo como dialoga com os contos e as peças, com os testemunhos de contemporâneos e também com o Tchékhov escritor de cartas”. Olhai a Neve a Cair foi traduzido por Manuel de Freitas.

Os dois primeiros livros da coleção Empilhadora podem ser adquiridos no Teatro São João, na livraria Poetria ou através do email poetria@tnsj.pt. Para marcar presença na sessão de dia 19 de setembro, é necessária a confirmação prévia através dos contactos: 223 401 951 ou relacoespublicas@tnsj.pt.

_
18 de setembro de 2020