São João doa equipamento técnico a Cabo Verde

O Teatro Nacional São João (TNSJ), os Ministérios da Cultura de Portugal e de Cabo Verde e a Direção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas de Cabo Verde assinam hoje, dia 5 de julho, no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, um memorando de entendimento para a doação de equipamento técnico por parte do TNSJ. O momento decorre no âmbito da apresentação do espetáculo KastroKriola, de Caplan Neves, com encenação de Nuno Cardoso, em Cabo Verde, e representa um novo gesto no programa de cooperação que o TNSJ vem desenvolvendo com Cabo Verde desde 2019.

Na cerimónia, que decorre às 15 horas (hora local), marcam presença a Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo-Verde, Abraão Vicente, o Presidente do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado, e ainda o Diretor das Artes e Indústrias Criativas, Adilson Gomes. A doação de equipamento técnico pelo São João à Direção-Geral das Indústrias Criativas inclui uma cena negra (um conjunto de panejamentos de alta qualidade, produzidos em veludo e devidamente ignifugados), um ciclorama/tela de retroprojeção e mais de meia centena de projetores de luz, entre outros equipamentos e acessórios. O material a doar abrange ainda exemplares de uma centena de edições do São João (obras dramáticas e de história, estética teatral, ensaio e biografia), bem como registos videográficos e de teatro radiofónico do TNSJ.

Um acordo de cooperação que conhece uma nova fase

O programa de cooperação do TNSJ com Cabo Verde começou em junho de 2019 com uma visita às estruturas e equipamentos existentes nas ilhas de Santiago e São Vicente, onde foi já possível realizar contactos, reuniões de trabalho e mesas-redondas; passou pela apresentação, em novembro de 2019, também nas duas ilhas, da produção Bella Figura, de Yasmina Reza, em cujo âmbito se realizaram workshops de interpretação; e culmina agora no projeto KastroKriola, gerado por uma equipa artística mista, com o encenador Nuno Cardoso e criativos do TNSJ e um escritor, uma produtora e atores cabo-verdianos. Estreado no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Dia de Portugal, termina a sua carreira hoje, no Dia da Independência Nacional de Cabo Verde.

No próximo ano, o projeto vai conhecer uma nova fase, através de um programa de formação que envolve diversas áreas das artes cénicas, da história da dramaturgia à produção executiva, passando pela interpretação ou pela iluminação cénica. Promovido pelo São João, o programa vai decorrer no Mindelo e na Cidade da Praia, envolvendo ainda a apresentação pública de exercícios dirigidos por Nuno Cardoso, no final de 2022.

_
5 de julho de 2021