Desenho de Luz, do ilustrador António Jorge Gonçalves, é o mais recente volume dos Cadernos do Centenário, a coleção que veio conferir lastro editorial às comemorações do Centenário do Teatro São João. O livro vai ser apresentado este sábado, 11 de dezembro, às 16 horas, no Teatro São João.
Depois do lançamento de Caderno de Obra: o Teatro São João de Marques da Silva – Projeto, Intervenções, Legado, no passado mês de novembro, que se seguiu aos títulos O Elogio do Espectador e Teatro Visual, o livro Desenho de Luz resulta de uma residência artística de António Jorge Gonçalves no Teatro São João e na área urbana circundante, espaços que, sobre as páginas negras de um caderno, o ilustrador nos revela agora, através dos traços de um lápis branco.
Ao autor, juntam-se nesta apresentação Daniel Moreira, artista com um percurso entre a arquitetura, a ilustração e as artes plásticas, e Rita Castro Neves, artista, curadora e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
António Jorge Gonçalves estudou Design de Comunicação e Theatre Design em Londres. Fez direção visual para teatro e concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objetos em Retroprojetor que tem utilizado em espetáculos com músicos, atores e bailarinos – o espetáculo Válvula, que criou e interpretou com LBC Soldjah, integrou a programação online com que o Teatro Nacional São João assinalou o fim das celebrações do Centenário do seu edifício-sede. Foi distinguido pelo World Press Cartoon em 2018 e foi agraciado com o Prémio Nacional de Ilustração 2013, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
A entrada é gratuita. Pode reservar o seu lugar através do contacto +351 22 340 19 51 ou do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.
O livro Desenho de Luz pode ser adquirido nas bilheteiras do TNSJ ou encomendado através do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.
PVP: 30,00 €
_
Programa cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
_
7 de novembro de 2021