Ensemble – Sociedade de Actores lança livro de memórias no Teatro São João

No passado sábado, dia 10 de dezembro, decorreu no Salão Nobre do Teatro São João o lançamento do livro 25, uma edição comemorativa dos 25 anos do Ensemble – Sociedade de Actores. Na sessão estiveram presentes os fundadores e diretores artísticos da companhia de teatro portuense, Emília Silvestre e Jorge Pinto, o encenador Carlos Pimenta, e o presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João, Pedro Sobrado, que assina o ensaio que põe em perspetiva um quarto de século de atividade teatral ininterrupta do Ensemble.

O propósito de 25 não consiste em fixar ou reconstituir uma memória, mas antes o de convocar e desarrumar um arquivo de imagens. 25 é um álbum fotográfico que conta a história do Ensemble, a partir das pessoas, dos lugares, dos espetáculos, e das cumplicidades com outras companhias e instituições. De entre elas, o Teatro Nacional São João, que estreou e coproduziu De Pirandello a Eduardo em 1997, o ano inaugural, e desde então não mais deixou de ser um parceiro de repertório e de ação teatral. Com design do Atelier Nunes e Pã, a obra inclui fotografias de ensaio e de cena de diversos fotógrafos, entre os quais João Tuna, fotógrafo do TNSJ, Inês d’Orey, Paulo Calatré e Paulo Pimenta.

Ao longo do último quarto de século, a história do Ensemble e a história do Teatro Nacional São João cruzaram-se por diversas vezes. A última das quais em novembro com a apresentação de Bruscamente no Verão Passado, de Tennessee Williams, pela primeira vez no palco do São João. Nos próximos anos, somar-se-ão novos capítulos à história de colaboração entre o Ensemble e o TNSJ, cuja programação contará com novas produções da companhia.

_

12 de dezembro de 2022