Biografia de Jo√£o Guedes apresentada no Teatro S√£o Jo√£o

Nas asas de João Guedes (1921-83) chegamos ao décimo primeiro volume da coleção Biografias do Teatro Português, uma iniciativa editorial de que os teatros nacionais de Lisboa e Porto são parceiros ativos.

A sessão de lançamento do livro João Guedes, da autoria de Francisca Salema, com coordenação científica de Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos, decorreu no Salão Nobre do Teatro São João, no passado dia 14 de janeiro. Para além da autora, a apresentação da obra contou com a presença de António Durães, Duarte Azinheira e Maria João Brilhante.

Figura de multifacetadas valências, foi como ator e encenador que João Guedes se destacou. Ao Teatro Experimental do Porto, que ajudou a criar, dedicou grande parte da sua vida, tendo também colaborado com outras companhias, como a do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Experimental de Cascais, Grupo de Campolide, Comuna ou Seiva Trupe.

A coleção Biografias do Teatro Português apresenta muitos dos profissionais que se distinguiram não só no palco, mas também na sociedade portuguesa dos séculos XIX e XX. Editada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, esta coleção resulta de uma colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Teatro Nacional São João e o Teatro Nacional D. Maria II.

_

16 de janeiro de 2023